Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 12:07

Sitivesp apoia norma para qualificação de pintores


Entidade destaca avanço alcançado com a publicação da norma técnica voltada à qualificação dos profissionais de pintura, que trará resultados positivos para toda cadeia produtiva de tintas.

Com o bom desempenho da construção civil e os avanços no desenvolvimento dos produtos utilizados pelo setor, a exigência por mão de obra qualificada tornou-se muito maior. Hoje, empresas e consumidores buscam profissionais competentes para a realização dos serviços, mas o baixo índice de qualidade nos trabalhos de aplicação e no atendimento ainda é uma realidade.

Para reverter este cenário no segmento de pintura e garantir a qualidade, é que foi criada a Norma ABNT NBR 15.927, vigente desde 23/03/11. Publicada pelo CB-90 - Comitê Brasileiro de Qualificação de Pessoas no Processo Construtivo de Edificações, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o projeto contou com o apoio e a participação do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) desde o seu início.

A norma estabelece o perfil desejado de competências do pintor de obras imobiliárias para qualificação profissional do setor da construção civil, e cria as bases para o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade dos profissionais deste segmento, que envolve os seguintes fatores: . assegurar o nível de competências dos profissionais que atuam ou buscam atuar no setor, com base na totalidade ou em parte das unidades de competências estabelecidas para sua avaliação;

.garantir um padrão de qualidade adequado às exigências evolutivas dos produtos, elementos e processos construtivos;

.destacar e valorizar os profissionais de diferentes níveis de competência, criando diferencial competitivo;

. proporcionar mecanismo para remuneração justa, com consequente satisfação e motivação daqueles que optarem por evoluírem profissionalmente no setor.

Passo importante para capacitação profissional- Para o Sitivesp, com a determinação das competências para a atividade de pintura, a norma representa um passo muito importante para a capacitação dos pintores, pois envolve não só o processo em si de pintura, mas também o atendimento ao cliente e o entendimento das suas necessidades, como avaliação do local a ser pintado, elaboração do plano de trabalho, cronograma de orçamento, preparação do ambiente e destino adequado dos resíduos. Fatores que promoverão melhorias no atendimento e darão condições para que os produtos sejam utilizados da forma mais eficiente.

Com abrangência em âmbito nacional, a norma servirá como referência para toda a cadeia produtiva da construção civil e o resultado final será positivo tanto para os consumidores, como para os profissionais e todo o setor de tintas. "Se considerarmos a melhor performance do pintor somada aos programas de melhoria da qualidade das tintas, torna-se possível o aumento no consumo do produto e o crescimento do mercado como um todo", destaca Ricardo Stiepcich, presidente do Sitivesp.

Participação ativa - O Sitivesp integrou o processo de elaboração da Norma ABNT NBR 15.927 desde o início do projeto, em 2006, quando o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) formou o grupo de estudos Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP), com o objetivo de reconhecer as competências dos profissionais de pintura que estão no mercado de trabalho.

Em 2009, esse grupo foi extinto e criou-se o Comitê CB-90, designado pela ABNT para tratar da qualificação e certificação do pintor de obras imobiliárias - composto por entidades como o Sitivesp e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), entre outros sindicatos do setor da construção civil; além de fabricantes de tintas e pintores.

Perfil Sitivesp- Em 2011, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) comemora 70 anos de existência. Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato, apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas como um todo.

Atualmente, o Sitivesp reúne 67 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.

Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas.[www.sitivesp.org.br´].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira