Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 11:04

Petrobras inaugura projeto TransportAR na Refinaria de Paulínia


O diretor da Área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, participou da inauguração de mais uma unidade do projeto TransportAR, dia 27 de julho, em Paulínia(SP).

O diretor ressaltou que a iniciativa tem um significado "enorme, porque reforça a responsabilidade da Petrobras com o meio ambiente. É exemplo de que é possível conduzir negócios de maneira equilibrada". A Refinaria de Paulínia (Replan) tem agora unidade do Projeto TransportAR, que busca a eficiência no transporte e a melhoria do meio ambiente através do controle da emissão de fumaça preta. A unidade conta com opacímetro digital e pessoal técnico especializado para avaliação dos veículos e orientação dos motoristas dos caminhões-tanque que transportam os derivados de petróleo produzidos na maior refinaria do País. O projeto busca reduzir o consumo de diesel, a emissão de gases poluentes (como o CO2, gás associado ao efeito estufa) e de fumaça preta.

Iniciado em 2002, com a instalação de sua primeira unidade na Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), o projeto é simples, mas bastante eficiente. Enquanto aguardam o carregamento, os motoristas são recebidos por técnicos treinados pela empresa em pit stop exclusivo para avaliação completa e gratuita das condições dos veículos. A avaliação inclui a verificação dos níveis de emissão de poluentes e da qualidade do diesel utilizado pelos caminhões. Os motoristas recebem recomendações para um melhor desempenho do veículo e uso eficiente do combustível. Na Replan, em Paulínia (SP), a avaliação será feita pela primeira vez com uma unidade móvel. Um veículo elétrico circulará pelo terminal de abastecimento com o equipamento necessário para a vistoria. A unidade móvel torna o processo mais ágil e permite o atendimento de cerca de 400 caminhões por mês.

A avaliação é realizada em três etapas: (1) estado geral de manutenção do caminhão; (2) opacidade da fumaça emitida pelo caminhão, com o uso de opacímetro digital; (3) verificação de eventuais impurezas no tanque que possam comprometer a qualidade do diesel utilizado no veículo. A análise é então entregue ao motorista, que também recebe orientações sobre como aumentar o rendimento do motor e dicas de segurança e saúde. Os veículos avaliados com conceitos "ótimo" e "bom" recebem o Selo de Melhoria da Qualidade do Ar e Economia de Combustível.

Em seis anos, quase seis mil avaliações foram realizadas - Os resultados do projeto comprovam um aumento de eficiência em torno de 5% nos caminhões avaliados. Esse dado pode significar uma redução nas emissões de aproximadamente 53 mil toneladas de CO2 e 1,3 mil toneladas de material particulado (fumaça preta).

O Projeto TransportAR faz parte das ações desenvolvidas pela Petrobras para o Conpet - Programa Nacional da Racionalização de uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, instituído pelo Ministério de Minas e Energia e implementado, desde sua criação, pela companhia. O programa estimula o uso eficiente de fontes de energia não-renováveis em diversos setores, com ênfase na educação ambiental, no uso doméstico e nos transportes, setor responsável por 50% do consumo de derivados de petróleo no Brasil.

O Conpet também desenvolve o projeto Conpet na Escola, que realizou em 2006 ações educativas em 1.300 escolas. Outro programa é o EconomizAR, que vistoriou mais de 110 mil ônibus e caminhões em 2006, evitando a emissão de 690 mil toneladas de CO2 e 15,6 toneladas de material particulado. O Conpet participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que orienta o consumidor por meio de etiquetas informativas sobre os níveis de consumo de fogões, fornos e aquecedores a gás comercializados no Brasil. Os equipamentos mais eficientes são premiados com o Selo Conpet.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira