Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2011 - 10:09

Artecola premia projeto de economia de água e redução de resíduos químicos

Empresa também distinguiu programas de recuperação de resíduos; de eliminação de embalagens plásticas e de educação ambiental com a comunidade.

Campo Bom (RS) - Água para ser bebida por 56.000 pessoas em um dia é a economia atingida pela fábrica da Artegor, divisão de laminados especiais do Grupo Artecola, em Tatuí, SP, uma das principais fabricantes de materiais de revestimento à base de fibras vegetais, inteiramente recicláveis, para a indústria automobilística. O projeto foi o vencedor do 3º. Fórum Artecola de Sustentabilidade e é resultado de uma solução desenvolvida por funcionários da empresa para a reutilização de água usada nos processos produtivos e que eram normalmente descartadas.

Esse volume, que corresponde a 113 metros cúbicos anuais (113 mil litros) e também pode ser usado para o banho de 3.800 pessoas ou ao uso geral de 1.500, foi obtido por um grupo de funcionários, vencedor do 3º. Fórum Artecola de Sustentabilidade. O programa também premiou os grupos que desenvolveram os projetos de recuperação de resíduos do processo de extrusão; de educação e conscientização ambiental envolvendo a empresa e a comunidade, e o de reciclagem do filme stretch (plástico) das embalagens dos produtos paletizados.

Marcos Vasques, gerente de vendas da empresa, informou que o Fórum, já em seu terceiro ano, foi instituído com o objetivo de aprofundar conhecimentos, dialogar e promover o engajamento para a sustentabilidade, envolvendo clientes, fornecedores, autoridades, gestores e colaboradores da empresa.

O Grupo Artecola já é reconhecido por suas práticas sustentáveis, sobretudo pelo desenvolvimento e produção de produtos com matérias-primas naturais, inteiramente recicláveis, como a fibra de coco, cana-de-açúcar e farinha de madeira. O grupo vencedor, formado por Lúcio Mauro Ribeiro, Pablo Rafael Bento, Rafael da Rocha, Keila Arruda, Marcio Banhara e Valcemar Nonato desenvolveu um projeto que reutiliza continuamente a água usada no processo de impregnação. Ao invés de ser descartado após a lavagem do coxo de resinagem, o efluente gerado passa por um sistema de decantação e separação. Ao final, a água e os químicos são recuperados e reintroduzidos no processo produtivo, de forma contínua. Além da economia de 113 m3 de água houve a redução do consumo de insumos químicos de 13,1 toneladas e a eliminação do descarte de resíduos químicos de 11,3 toneladas por ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira