Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 11:09

Lucro Líquido da Profarma cresce 134,5%

Companhia adquire Centro de Distribuição no Rio Grande do Sul e cobre 88% do mercado brasileiro.

A Profarma (Bovespa: PFRM3), uma das líderes no mercado de distribuição de produtos farmacêuticos do país e pioneira do setor a abrir capital, anunciou no dia 27 de julho, um lucro líquido de R$ 8,3 milhões no fechamento do segundo trimestre de 2007 – um crescimento de 134,5% quando comparado aos R$ 3,5 milhões alcançados no mesmo período do ano anterior.

A companhia também registrou um faturamento (receita bruta) no montante de R$ 609,7 milhões, 29,2% superior aos valores do mesmo trimestre de 2006. Em comparação ao primeiro trimestre do ano, o crescimento foi de 9,8%.

Os resultados também apontaram para um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 19,7 milhões, o equivalente a um crescimento de 16,8% em relação aos R$ 16,8 milhões reportados no segundo trimestre de 2006.

Para Max Fischer, diretor financeiro e de Relações com Investidores da Profarma, os resultados confirmam o forte ritmo de crescimento que a companhia vem apresentando nos últimos anos. “Nosso market share já é de 10,7% neste último trimestre. No ano passado, fechamos em 9,6%”, comenta.

Também contribuiu para estes resultados a nova filial da companhia no Ceará, inaugurada no início de maio deste ano. Em apenas dois meses de operação, o centro de distribuição faturou um total de R$ 5,3 milhões, conquistando já em junho aproximadamente 6% da parcela do mercado. Além disso, o Centro de Distribuição (CD) da Profarma em Pernambuco continuou a apresentar bons resultados, com um faturamento de R$ 12,7 milhões no segundo trimestre de 2007 e um market share de cerca de 12% no mês de junho.

Expansão na região sul – A Profarma também anunciou a aquisição da Dimper Ltda, no Rio Grande do Sul, no valor de R$ 13,1 milhões. Localizado na cidade de Canoas, RS, o novo CD está a apenas 20 km do centro de Porto Alegre e possui mais de 1.400 farmácias cadastradas. Com as operações da nova filial gaúcha, a Profarma passa a atuar no quarto maior mercado farmacêutico do Brasil, que em 2006 movimentou R$ 1,5 bilhão em vendas, representando 7,3% do mercado nacional, segundo o IMS Health.

A aquisição da Dimper, concluída em 13 de julho deste ano, consolida a presença da companhia na região Sul, que já contava com um CD no Paraná. Além destes, a Profarma administra CDs nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Ceará, além do Distrito Federal, em um total de onze CDs.

“Com mais esta aquisição, estamos dando continuidade à nossa estratégia de cobrir os principais mercados no Brasil. Atualmente, já estamos presentes em cerca de 88% de todo o mercado nacional”, comenta Fischer.

Desde sua estréia na Bovespa até 30 de junho de 2007, as ações da Profarma (PFRM3) valorizaram 60,0% em comparação a 37,5% do Ibovespa no mesmo período.

Perfil da Profarma – A Profarma atua há 46 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 11 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 14.700 milhões de unidades por mês e atende a 24.000 pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Atualmente a Profarma cobre uma área geográfica que representa 88% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira