Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2011 - 09:54

A Incontinência Urinária atinge número preocupante da população feminina no Brasil

Em 2005, apenas 8% da população feminina no Brasil sofria do problema. Agora, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que 25% das mulheres entre 15 e 64 anos sofrem do mal que exerce perda involuntária de urina da bexiga.

Incontinência Urinária merece atenção das mulheres, problema presente em número significativo de brasileiras requer cuidados específicos para não alcançar patamar preocupante.

Incontinência Urinária parece ser o novo alvo de combate de muitas brasileiras. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que 25% das mulheres entre 15 e 64 anos sofrem do problema que exerce perda involuntária de urina da bexiga. A doença traz sérias consequências à saúde física e psicológica.

O problema requer atenção redobrada e um passo primordial para se livrar do mal é a prática de atividades físicas. “Se bem direcionada, a atividade física ajuda na prevenção da Incontinência Urinária. Vale ressaltar que é necessário tomar cuidado com a intensidade do exercício, pois atividades de forte impacto, ao invés de ajudar, pode prejudicar o problema”, explica Tâmara Rufini, fisioterapeuta e professora de educação física da LIFE PQV, empresa especializada em avaliações de saúde.

Porém, quando se falar em exercícios para melhorias relacionadas à IU feminina, logo o alerta se direciona ao assoalho pélvico, que detém seus músculos localizados entra a região das coxas e genitais, sendo responsável direto da continência urinária. “O fortalecimento da região por meio de exercícios de contração rápida e mantida se torna forte aliado no combate da UI. Já pelo lado fisioterápico o trabalho é individual, com aparelhos de incontinência urinária, tais como: cones vaginais, biofeedback e eletroestimulação”, diz Tâmara, salientando que os exercícios poderão ser feitos pelas mulheres diversas vezes ao dia, de maneiras distintas (de pé, sentada ou deita).

Os benefícios após a inclusão dos exercícios no dia-a-dia dependem somente da paciente e do nível de incontinência. Mas a prevenção diária do problema pode eliminar cirurgia. “A fisioterapia deve ser indicada como tratamento de primeira escolha em 76% dos casos de IU de esforço. A taxa de sucesso é de 50 a 90% dos casos. Sendo assim, a realização bem feita das atividades pode evitar que a pessoa siga à cirurgia. Contudo, vale lembrar que os casos devem sempre ser acompanhados por equipes multidisciplinares: médicos, fisioterapeutas e, se necessário, psicólogo”.

Convívio Social - Até que ponto a Incontinência Urinária pode afetar o convívio social da mulher? Este questionamento é totalmente cabível com relação às mulheres que sofrem de IU, pois o problema abrange o lado emocional, a vida social e sexual. “Estudos mostram que o que mais afeta as mulheres com a incontinência urinária é o convívio social causando o desconforto e interfere negativamente na qualidade de vida”, afirma Tâmara, que ressalta o passo fundamental para evitar problemas nesse sentido. “É importante que a mulher deixe a vergonha de lado na hora de se consultar com o médico e falar do assunto. O certo é abrir o jogo e deixar o médico ciente do problema, para assim, começar o tratamento que possibilite melhoras no convívio social”, alerta.

Perfil-A Life PQV é especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida para o mercado corporativo e Poder Público que inclui ações como Ginástica Laboral, academias corporativas e avaliações ergonômicas, entre outras.

Com sede em São Caetano do Sul, a empresa atua há 11 anos e tem colecionado cases corporativos com programas internos de saúde para prevenção de acidentes de trabalho, maior produtividade e redução de problemas ligados ao afastamento de funcionários, entre outras questões trabalhistas. A Life tem na lista de clientes nomes como Coop (Cooperativa de Consumo), Kostal Eletromecânica, Adria Alimentos, Espro (Assosicação de Ensino Social Profissionalizante) e APV South América, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira