Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2011 - 09:54

Pacientes e equipe médica se beneficiam com tecnologia inédita no Brasil


A cirurgia plástica no Brasil tornou-se mundialmente conhecida por conta da habilidade e aperfeiçoamento de alguns cirurgiões, que apesar do status e da responsabilidade que carregam, não abrem mão da utilização da tecnologia em busca dos melhores resultados.

Este é o caso do cirurgião plástico Dr. Mauro Speranzini, maior autoridade médica do País em transplante capilar, e um dos precursores da técnica do Fio Longo - método que revolucionou os resultados médicos e estéticos nesse tipo de cirurgia. Speranzini é responsável por introduzir no Brasil, neste ano, o microscópio de alta definição, cujas vantagens, aliadas à técnica do Fio Longo, trazem uma série de benefícios tanto aos pacientes quanto à equipe médica.

O design diferenciado do microscópio permite que as imagens dos procedimentos minuciosos (preparação de unidades foliculares formadas por fios de cabelo da área doadora que serão transplantadas para a área receptora do paciente) realizados pela equipe de instrumentadoras do Dr. Speranzini sejam projetadas detalhadamente em alta definição em telas maiores |.As imagens podem ser gravadas e documentadas |.A amplitude e a definição da imagem geram a diminuição da perda de folículos capilares a serem transplantados, pois os movimentos são ainda mais precisos |.A cirurgia de transplante capilar, em alguns casos, é muito longa. A posição adequada do corpo evita o desgaste físico da equipe de instrumentadoras. Assim, a utilização do aparelho faz com que o tempo de cirurgia diminua consideravelmente, minimizando, também, a exposição do paciente a um procedimento |.O cirurgião pode acompanhar, em tempo real, todos os detalhes do trabalho da equipe de instrumentadoras através das imagens projetadas nas telas;

“Os benefícios ao paciente e também a equipe médica são inquestionáveis”, afirma Mauro Speranzini. Para ele, a tendência é que em pouco tempo a utilização desse equipamento seja comum aqui no Brasil. “Este procedimento cirúrgico exige muita concentração, atenção e precisão em todos os detalhes. Com esse reforço tecnológico, certamente todos ganham, pois os resultados médicos e estéticos são potencializados.

Técnica do Fio Longo- Com a técnica do fio longo os fios são transplantados com o comprimento em que se encontram na área doadora. Os fios nascem no couro cabeludo em grupos: três, dois e apenas um fio. Estes grupos são chamados de unidades foliculares. O maior benefício da técnica é dificultar a percepção de que houve uma cirurgia já ao final da operação. Além disso, o resultado estético já se mostra extremamente natural, e bem próximo do resultado final.

Nos primórdios da cirurgia capilar (décadas de 1950, 60, 70 e parte de 80) o procedimento era muito rudimentar e os fios eram transferidos em grupos de até 30 fios. Isso resultava em resultados artificiais, conhecidos como cabelo de boneca. Infelizmente, ainda hoje há médicos que utilizam essa técnica.

Perfil: Dr. Mauro Speranzini- Formou-se na Faculdade de Medicina da USP, especializou-se em Cirurgia Plástica no Hospital dos Defeitos da Face, obteve o Título de Especialista na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e o de Mestre pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Desde 2006, é coordenador e palestrante do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, na especialidade Otoplastia. Frequentemente é convidado para ministrar palestras em diversos países. Além disso, fundador e vice-presidente da Associação Brasileira de Restauração Capilar, modalidade que também o credencia a participar como palestrante em eventos no Brasil e no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira