Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2011 - 09:54

Artesanato de todas as regiões fluminenses estarão no Brite

Evento de turismo começa no dia 15 de abril (sexta-feira) no Cais do Porto e vai até o dia 17 (domingo).

Rio-Trabalhos de artesãos de todas as oito regiões fluminenses estarão no Brite 2011 (Brazil Internacional Tourism Exchange), que será aberto ao público no dia 15 de abril (sexta-feira), às 13h, no Cais do Porto, Praça Mauá [área central do Rio]. Entre as peças haverá bonequinhas quilombolas de Pirai (Médio Paraíba), barquinhos de madeira de Angra do Reis (Baía da Ilha Grande), bolsas com fibra de bananeira de Casimiro de Abreu (Baixadas Litorâneas), cestos em taboa de São Francisco de Itabapoana (Norte) e bolsas com bordado de Natividade (Noroeste). O evento terminará no domingo [17/04].

Os trabalhos fluminenses estarão no estande do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro - da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - , na área da Região Sudeste, no espaço Feira Brasileira de Turismo, no Armazém 3 .

O Rio de Janeiro também está se fortalecendo no artesanato. O estado vem consolidando uma identidade no segmento que é um desafio em comparação com outras regiões: o bordado. Com estética inexistente em outros estados, os bordados de Paraíba do Sul (Centro-Sul); Porciúncula, Itaperuna e Natividade (Noroeste) e Rio das Flores (Médio Paraíba) já são referências no Rio de Janeiro. Trabalhos dessas tendências estarão no estande do artesanato fluminense Entre as peças haverá almofadas e toalhas de Paraíba do Sul (retalho bordado, com mistura de tipos de pontos), bolsas e necessaires de Natividade e Itaperuna (com predomínio do ponto livre) e toalhas e lençóis de Rio das Flores (bordado tradicional).

- O bordado do Rio de Janeiro já ocupa lugar privilegiado por ser único. Os designers de moda já utilizam essa expressão tão cheia de cores e pontos volumosos. Esta é a tendência e está presente nas mais diversas regiões do estado. Tenho certeza de que será um sucesso – afirma a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Outro segmento que vem evoluindo no Rio de Janeiro é o de trabalhos com fibras naturais, como bolsas com fibra da bananeira de Casimiro de Abreu (Baixadas Litorâneas) e cestos em taboa de São Francisco de Itabapoana (Norte).

Entre outros trabalhos no estande do artesanato fluminense haverá peças da Região Metropolitana com imagens do Rio (Arcos da Lapa, Cristo, Pão de Açúcar e Bondinho de Santa Teresa) como vestidos com aplicação em bordado, caixas e bijuterias, e bonecas e trabalhos com flores secas (Nova Friburgo).

Além da Feira de Turismo - que também inclui gastronomia -, o Brite terá uma programação de capacitação e uma bolsa de negócios. Está sendo esperado um público de 50 mil visitantes até o fim do evento. Em relação a participantes especializados, o Brite reunirá 500 pessoas – entre elas operadores de turismo, executivos, jornalistas e empreendedores nacionais e internacionais. A expectativa de negócios é de US$ 250 mil no período de um ano.

O Brite 2011 é uma realização do Sistema Fecomércio-RJ e Escala Eventos.

Números sobre o artesanato- Hoje, no território fluminense, há cerca de 3,9 mil artesãos cadastrados pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Estima-se, no entanto, que o total no estado chegue a cerca de 15 mil.

No Brasil, o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas, movimentando cerca de R$ 30 bilhões por ano, o que corresponde a 2,8 % do PIB nacional. Os dados são da Secretaria do Desenvolvimento da Produção, órgão do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Ainda em relação ao país, pesquisa encomendada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (ICAPE) ao Instituto Vox Populi revela, entre outros dados, o crescimento da quantidade de artesãos exportadores, mão de obra feminina predominante no trabalho manual e crescimento do setor de roupas. O estudo foi realizado durante a 21ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), em novembro de 2010, em Minas Gerais. A pesquisa compreendeu 864 artesãos presentes e 4.879 representados por associações ou cooperativas.

.[Mais informações e programação no site www.centrocape.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira