Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2011 - 10:06

Agência de design interativo cria soluções inovadoras usando como base a internet e tecnologias digitais


A 3bits é uma das poucas agências no Brasil com foco em projetos de comunicação digital interativa, como instalações interativas, mídias móveis e realidade aumentada.

Inovação é a chave do negócio da 3bits Estúdio Criativo, uma agência de comunicação digital e design interativo criada em Belo Horizonte (MG) por dois profissionais – os sócios e diretores Herbert Rafael, publicitário, e Ricardo Wagner, analista de sistemas. Para que pudessem dar vazão às suas ideias, muitas vezes inviabilizadas por processos de agências de publicidade que consideram as mídias digitais suporte e não base da comunicação, eles tiveram que criar seu próprio negócio. A meta da empresa é ousada: ser a agência de comunicação digital que cria os projetos mais inovadores e criativos do mercado brasileiro.

A 3bits investe recursos próprios no desenvolvimento de soluções inusitadas, testando novos recursos e até mesmo desistindo de determinadas ideias quando na prática demonstram ser inviáveis. “Quem trabalha com inovação trabalha com acertos e erros. E esse é o nosso diferencial”, destaca Ricardo Wagner. Ele explica que o ponto de partida para a agência é a ideia. A tecnologia – não importa qual – é o meio que utilizam para chegar ao resultado.

“Para uma ideia sair do papel temos que trabalhar muito. Utilizamos todo nosso know-how para torná-la uma solução criativa e viável. Muitas agências de comunicação ainda subestimam o potencial dos meios digitais como a internet”, afirma o diretor. Segundo ele, somente com a empresa própria foi possível inverter processos engessados nas agências de publicidade e mudar paradigmas de trabalho do briefing ao faturamento. A 3bits faz a gestão completa da comunicação digital passando pela análise, planejamento, produção e acompanhamento de resultados, e possui uma equipe mista de profissionais de planejamento, criação, design, programação, especialistas em usabilidade e analistas de redes sociais.

Inovação no portfólio- A carteira de clientes da 3bits inclui nomes como Vivo, Fiat Power Train, Fundação Fiat, Governo de Minas, Embrapa, Gafisa, Smirnoff e Diários Associados, sendo alguns dos trabalhos executados em parceria com outras agências de publicidade. Exemplo de uma feliz parceria com a RC Comunicação foi o projeto Doe Palavras, finalista na categoria Cyber no Festival de Cannes 2010, Ouro no El Ojo Iberoamerica e vencedor do Yahoo Big Idea Chair, como a melhor ideia do ano. Trata-se de uma plataforma aberta desenvolvida para qualquer pessoa levar palavras de solidariedade aos pacientes com câncer do Hospital Mário Pena.

Só nos primeiros seis meses da ação, foram enviadas mais de 340 mil mensagens pelo site www.doepalavras.com.br e 22 mil mensagens pelo twitter de 124 países e 249 cidades brasileiras. O site recebeu mais de 1 milhão de visitas nesse período. A plataforma continua disponível e, pelo sucesso, pode ser utilizada gratuitamente para qualquer hospital do mundo receber mensagens em português, inglês e espanhol. “Campanhas pela internet não têm limite de encerramento. As ideias se retroalimentam. Esse é um dos aspectos que valorizamos para mostrar ao cliente o custo-benefício do investimento em soluções inovadoras”, comenta Ricardo Wagner.

Outro exemplo de criatividade na 3bits é a instalação interativa chamada Sync/Lost, uma interface que permite, através de um visualizador gráfico, que os usuários naveguem por qualquer tipo de informações, utilizando controles de Wii e fones de ouvido individuais. O protótipo da solução, desenvolvida no laboratório da agência, privilegiou como tema a história da música eletrônica. A 3bits apostou na finalização da solução e fez um vídeo mostrando os recursos do projeto em funcionamento.

Postado em mais de 40 importantes sites nacionais e internacionais, o vídeo teve acessos de vários países, como Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Espanha, Itália, Rússia, Austrália e China. Foi visto por mais de 32 mil pessoas e twitado por mais de 1 mil. Resultado: a partir dessa divulgação no meio eletrônico, o SyncLost foi visto pela pela Smirnoff, que o contratou para um evento em São Paulo. “Projetos inovadores precisam ser mostrados para depois serem vendidos”, comenta o diretor, lembrando que a criatividade na empresa inovadora precisa existir até na forma de comercializar seus produtos.

Perfil-A 3bits é uma agência de design interativo totalmente voltada para estratégias de comunicação digital e cria soluções próprias, desenvolvidas em seu laboratório 3bits Lab, utilizando recursos tecnológicos diversos. Não é simplesmente uma produtora de web, como muitas vezes é confundida. Fundada em 2007, a agência desenvolve experiências, produtos e plataformas interativas, com o objetivo de ajudar as empresas a se relacionarem de forma criativa com seus clientes, gerando resultados perceptíveis e mensuráveis. Atualmente, o 3bits Lab está desenvolvendo um projeto colaborativo que utiliza mídias móveis para unir design, espaço urbano e tipografia. O novo site da empresa acabou de ser concluído: www.3bits.net.

.[Foto: Diretores da 3bits (da esquerda pra direita): Henrique Costa, Ricardo Wagner e Herbert Rafael| Crédito/foto: Márcio Rodrigues].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira