Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2011 - 10:09

Câmara Rio-Grandense do Livro premia destaques de 2010

Entidade reconhece Amigos do Livro, Personalidade do Livro, Biblioteca do Ano e jubilados do setor, em evento que também homenageia o imortal Moacyr Scliar.

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Câmara Rio-Grandense do Livro homenageará pessoas e entidades que se destacaram em 2010 pelo desenvolvimento ou apoio a ações de promoção da leitura. A solenidade de premiação ocorre na próxima segunda-feira, 18 de abril, às 20 horas, no Auditório Barbosa Lessa do Centro CEEE Erico Verissimo.

A programação é o ponto alto da Semana do Livro, que promove atividades em todo Estado, entre os dias 17 e 24 de abril. O evento marca a passagem do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco em homenagem a Miguel de Cervantes e Willian Shakespeare, que falecerem em 23 de abril de 1616.

Em comemoração à data na Catalunha, os livreiros entregavam uma rosa juntamente com cada livro vendido. Em Porto Alegre, a celebração vem em forma de palavras e reconhecimento. Uma homenagem especial ao imortal Moacyr Scliar, promovida pela Associação Gaúcha dos Escritores, está programada para a cerimônia.

Na 9ª edição da Semana do Livro, personalidades e instituições que colocaram o livro e a leitura em destaque serão premiados. A diretoria da Câmara Rio-Grandense elegeu os Amigos do Livro, a Biblioteca do Ano e a Personalidade do Livro em 2010. Também serão laureados os titulares e funcionários de empresas, associadas à CRL, que completaram 25 e 35 anos de trabalho ininterrupto ao setor.

Confira abaixo os nomes e organizações que vão receber o mais importante reconhecimento pela promoção do livro e da leitura no Estado:

Amigos do Livro- Academia Rio-Grandense de Letras: sua escolha se deve à incontestável importância do trabalho desenvolvido pela entidade, desde sua fundação, há 110 anos, no sentido de levantar o vocabulário do idioma português falado no Rio Grande do Sul, cultivar a memória e a obra dos escritores rio-grandenses, estimular as belas letras e colaborar para o desenvolvimento cultural do Estado.

Augusto Carneiro: advogado comprometido desde os primórdios com o Movimento Ambientalista gaúcho. Dedica-se há mais de quatro décadas à atividade de livreiro. Todos os sábados, desenvolve um trabalho na Feirinha Ecológica do Parque Farroupilha para captar, por meio dos livros, novos adeptos ao ambientalismo.

Clecli Jurach: a Secretária Municipal de Educação de Porto Alegre destaca-se pela relevância do trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, com significativos investimentos nos acervos das bibliotecas escolares e para a aquisição de obras literárias dos autores participantes do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido há 10 anos em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Em 2010, a iniciativa conquistou o terceiro lugar no Concurso Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens de todo o Brasil, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a mais renomada instituição do gênero no país.

Luciana Olga Soares: o sonho da professora de história foi transformado em exemplo para o Estado e para o País. A Livraria Miragem é um oásis da leitura, transformado em ponto turístico da cidade de São Francisco de Paula, de 20 mil habitantes. Enquanto na maioria dos municípios do interior sequer há livrarias, a Miragem é um convite à leitura por seu espaço acolhedor e um acervo cuidadosamente escolhido.

Projeto de leitura “Lajeado Leitor”: desde 2005, promove a leitura como fonte de prazer e de conhecimento e democratiza o acesso ao livro. Ações como a Leitura no Parque, a Galeria Itinerante de Escritores, o Sacolão da Leitura e o Autor Presente, desenvolvidas no âmbito do Lajeado Leitor, contribuem para a construção de uma sociedade mais leitora, gerando resultados concretos para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Biblioteca do Ano- Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog: em São Leopoldo, a biblioteca não é reconhecida apenas por sua excelente infraestrutura e belo acervo, de 51 mil livros disponibilizados a seus usuários, mas, sobretudo, em função da consistência, constância e criatividade do trabalho promovido pela equipe. Desenvolve um rica programação cultural em espaços acolhedores, como o Jardim da Leitura, o que contribuiu para a valorização do livro no imaginário coletivo, tornando a cidade uma referência na área.

Personalidade do Ano- Henrique Kiperman: reconhecido por sua excepcional trajetória, de quase quatro décadas, na área da edição de livros técnicos, científicos e profissionais. Nesse período, transformou uma pequena editora, fundada em 1974, em um conglomerado de editoras nacionais e estrangeiras, que envolve várias plataformas de distribuição de informações e marcas - o Grupo A, que é motivo de orgulho para o Estado e para o setor editorial brasileiro.

Jubilados- 35 anos: Diogo Luiz Burille, Júlio Cesar Hypolito Fucks,Lauro Oliveira da Silva,Lauro Renato Abel,Luiz Carlos Noal e Mário Renato Beuvalet (Companhia Rio-Grandense de Artes – Corag).

25 anos:Cristina L.C. de Benites e Ignácio M. Benites (Livraria do Arquiteto), Elton Menezes da Silva, Dejair Vitorino de Oliveira, Rosa Maria Mendes e Rosângela Rodrigues (Companhia Rio-Grandense de Artes – Corag), Moacir João Daroit (Editora Saraiva) e Osvaldo Santucci Junior (Santucci Representação e Comércio de Livros Ltda).

Perfil da Câmara Rio-Grandense do Livro: é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial e livreiro gaúcho. A entidade atua de forma independente e tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura regional. Conta com 153 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro. Além da Semana do Livro, realizada há nove anos, promove a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira de livros a céu aberto das Américas, de forma ininterrupta desde 1955. Hoje, a Feira do Livro é Patrimônio Imaterial de cunho cultural da cidade de Porto Alegre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira