Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 11:28

"Cartas Portuguesas"

Dia 7 de agosto, às 20h30, no Auditório do IBAM, Largo do IBAM, nº 1, Humaitá, Rio de Janeiro (RJ).Entrada Franca. Estacionamento gratuito, capacidade de 225 lugares

Concerto "Cartas Portuguesas" - Neti Szpilman (soprano) e Eliara Puggina (piano), obras de Bach, Wagner, Mozart, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Villa-Lobos e outros.

O concerto "Cartas Portuguesas" - Conhecidas desde o século XVII, as " Cartas Portuguesas " são um dos exemplos mais ardentes de amor desesperado da literatura internacional. Escritas pela freira Mariana Alcoforado, estas cartas tornaram-se célebres através dos tempos, tendo sido objeto de apaixonante polêmica e de comentários de autores como Stendhal, Rousseau e Rilke. O destinatário destas cartas teria sido o Cavalheiro de Chamilly, oficial francês a serviço em Portugal. Nosso objetivo, ao abordar essa temática, é "dar linhas mais sensíveis à discussão do verdadeiro amor. A felicidade de ter, sentir, alimentar, sofrer e ser capaz de morrer pelo amor. " A cantora Neti Szpilman tece uma teia onde texto e música se fundem, dando vida ao concerto e conduzindo o espectador a vivenciar e perceber a ilimitada capacidade do homem de amar.

Elenco: Neti Szpilman – Soprano, Eliara Puggina – Pianista, Ielena Konstantinovna - Direção Geral.

Neti Szpilman - "Equilíbrio entre qualidade vocal e desenvoltura teatral." Luiz Paulo Horta - Crítico musical de "O Globo"

A soprano Neti Szpilman destaca-se pela versatilidade. Iniciou sua carreira cantando em musicais como West Side Story, Revivendo Glenn Miller, Sapateando Duke Ellington e, recentemente, Sinatra Olhos Azuis.

Possui vasta experiência camerística e dedica-se principalmente ao canto lírico. Tem atuado como solista em grandes produções como: Turandot (Liú), As Bodas de Fígaro (Condessa), Il Triptico, Electra, Fosca (papel título), O Condor (Odaléia), Viúva Alegre (Valentina), Cavaleria Rusticana (Lola), Norma (Clotilde), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora), entre outras.

Na área de música erudita contemporânea, trabalha com a compositora Joci de Oliveira, com a qual participou do Festival Internacional de Mulheres Compositoras. Apresentou-se na Primeira Audição de Composições Brasileiras e esteve nos espetáculos da série Palavras Brasileiras - Momentos da História do Brasil em Música. Em Israel, participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes. Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos.

Eliara Puggina - Pianista acompanhadora e preparadora. Graduou-se em piano na UFRGS, em Porto Alegre, na classe da pianista Norma Bojunga. Em 1978, tirou o 1º lugar no I Concurso Estadual de piano do Rio Grande do Sul.

Atuou diversas vezes como solista à frente da Orquestra de Câmara da Ospa, com obras de Bach e Mozart, entre outros.

Radicou-se no Rio de Janeiro, onde foi aluna de Arnaldo Cohen, e posteriormente da Pianista Linda Bustani.

Em 1993, começou a dedicar-se ao acompanhamento de canto lírico e desde então tem trabalhado com diversos grupos e cantores como: professora e cantora Gloria Queiroz, Izabel Vivante, no Grupo Vivante, no Núcleo de Ópera da Escola de Música Villa Lobos, no Conservatório Brasileiro de Música com os professores Ricardo Tutman, Patrícia Vilches, Patrícia Perez e Sérgio Lavour.

Sob a direção de Glória Queiroz, foi a pianista acompanhadora da ópera A Italiana na Algéria, de Rossini, em temporada no Teatro Municipal de Niterói. Também sob a direção de Gloria Queiroz, acompanhou a Ópera Madame Butterfly, em apresentação no Teatro do IBAM, Cavaleria Rusticana, Carmen e Elixir do Amor. Sob a direção de Juarez Cabello, foi cravista na ópera o Barbeiro de Sevilha, também no Teatro Municipal de Niterói, regida pela Maestrina Ligia Amadio. Atuou, no ano 2000, na Realização do Concerto de Fim de Ano da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF-RJ, no Christmas Oratório de Camille Saint Saens e no Messias de Haendel. Teve diversos concertos gravados ao vivo na Rádio MEC, no programa Músicos e Músicas do Brasil e Sala de Concerto, do diretor Lauro Gomes.

Além de pianista e acompanhadora, é professora de Piano e acompanhadora da Escola de Música Villa Lobos. É fundadora e diretora musical da Companhia de Ópera Nacional do Brasil.

Carlos Dantas, cronista da Tribuna da Imprensa, escreveu em sua coluna: "Destacou-se especialmente o trabalho da pianista, que mostrou entrosamento com os intérpretes, além de domínio virtuosístico e adequada sonoridade".

Ielena Konstantinovna - Formou-se em canto na Academia Profissional-Musical Estatal Gnessiny de Moscou, onde foi orientada pelas cantoras Natalia Spiller e Elizabety Kamenskaya, solistas do Teatro Bolshoi. Também formada em teatro, pela Academia Lunatcharsky, fundada por Stanislavsky. Foi professora preparadora de artistas profissionais do Teatro Acadêmico da Juventude Russa. Atuou como atriz e cantora em diversos musicais, óperas e operetas, entre elas: João e Maria - Humperdinck, Amor por Três Laranjas - O. Yuriev, Os Miseráveis - V. Hugo, As Aventuras de Tom Sawyer - M. Twain, O casamento com Lampiões - J. Offenbach, O Morcego - J. Strauss, Continuação de um Sonho - Adaptação da História do Quebra-Nozes - S. Michalkov, Sauna - Maiakovsky, Me Perdôe - V. Astáfiev, Dinka Invísivel - M. Livovsky, Donzela de Neve - R. Korsakov e Dama de Cartas - Tchaikovsky.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira