Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2011 - 07:29

Conjuntivite viral: previna-se

Especialista da Hospitalar Santa Celina explica o que é a conjuntivite viral e como se prevenir.

Nesta época do ano as temperaturas mais baixas e ar muito seco, possibilitam o aparecimento de várias doenças virais. A principal, que já está sendo considerado como surto é a conjuntivite viral.

Mas o que é exatamente? Trata-se da inflamação produzida na conjuntiva, membrana fina e normalmente transparente que forra a parte branca da superfície anterior do olho (esclera) e a face interna das pálpebras.

Segundo o Dr. Carlos Carelli, Gerente Técnico Operacional do Grupo Hospitalar Santa Celina, a conjuntivite viral pode ser causada por 12 tipos diferentes de vírus e, é necessário atenção, pois o período de incubação é de 4 a 7 dias. Geralmente começa por um dos olhos e, com 3 ou 4 dias, passa para o outro também.

Ainda segundo o médico, a conjuntivite viral caracteriza-se por olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção mais espessa, coceira, ardência, irritação, sensação de areia nos olhos, fotofobia e algum embaçamento da visão.

O contágio ocorre de pessoa a pessoa, desta forma, se estiver com a doença evite o contato com outras pessoas e não frequente ambientes fechados. Outras dicas importantes são não coçar os olhos com os dedos, separar seu travesseiro e trocar a fronha diariamente, não compartilhe objetos pessoais, nem lentes de contato, separe seu sabonete, lave o rosto, os olhos e em torno deles, preferencialmente com água fervida, não aplique colírios mistos e tampouco com cortisona. Se tiver com secreção amarelada e espessa, pode ser um indicador de contaminação bacteriana, neste caso, consulte rapidamente um oftalmologista.

Para o Dr. Carelli, existem medidas preventivas que devem estar sempre presentes para uma boa qualidade de vida. “Não frequente ambientes fechados, não vá à sauna, praia ou piscina neste período de epidemia, fique atento aos cuidados de higiene pessoal, lave as mãos e rosto várias vezes ao dia, evite coçar os olhos, evite compartilhar ou pegar objetos com pessoas com conjuntivite, mas se acontecer, vale ressaltar que estes objetos devem ser limpos com álcool antes de pegá-los”, explica.

Estas são algumas dicas de atitudes que deveriam ser constantes no dia a dia e podem fazer a diferença em ter ou não qualidade de vida e saúde perfeita.

Hospitalar Santa Celina (www.hospitalarsc.com.br)-Há 12 anos no mercado, O Grupo HospitaLar Santa Celina foi um dos pioneiros na prestação de serviços de atenção domiciliar, trabalhando em diferentes segmentos, sempre oferecendo seus serviços de maneira customizada, atendendo todos os tipos de pacientes, independente de patologia e idade (desde recém-nascidos até idosos). Fundada em São Bernardo do Campo e, atualmente, com sede na capital paulista, o Grupo HospitaLar Santa Celina possui hoje abrangência nacional.

Entre seus principais clientes destacam-se: Sul América, Cabesp, Unimed Campinas, Hospital São Luiz, Itaú, Amil, Medservice, Porto Seguro, Bradesco, Unimed ABC, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira