Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2011 - 09:18

Retenção de talentos

É mais barato desenvolver do que contratar!.

Tudo bem. A maioria das pessoas considera insuportável o setor de retenção de qualquer empresa de telemarketing. No entanto, o que seria das grandes multinacionais se elas perdessem todos seus bons clientes por causa de algum tipo de falha operacional? Há de se fazer uma analogia para entender que a prática de recursos humanos também deve ser adotada e muito bem gerenciada, com toda a importância que o tema exige.

“A empresa pode e deve reter seus talentos! A ideia é criar táticas profissionais que instiguem o funcionário a partir do desafio. Pessoas talentosas querem sempre superar expectativas, alcançar a excelência. Também cito a boa, sóbria, lúcida e transparente gestão. Microgestão não existe. É importante permitir que o profissional cresça - além de identificar e desenvolver suas competências”, sugere o Coach Paulo Roberto de Souza, diretor da YCB - you can be!

Segundo o conselheiro sênior da Egon Zehnder International, Claudio Fernández-Aráoz, que recentemente concedeu entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, todo mundo acha que o segredo é o dinheiro. Ledo engano. O Coach Paulo Roberto de Souza vai pela mesma linha de pensamento e diz que a recompensa deve fazer jus ao empenho e à contribuição do funcionário. E que tal “gratificação” pode ser feita de inúmeras maneiras, que escapam da visão monetária dos agrados. Conhecer e reconhecer o trabalho do seu subordinado ajuda (e muito) na hora de gratifica-lo.

Fica a dica: seu projeto deve fazer algum sentido e mexer de alguma forma com o funcionário a ser contratado. Hoje, as gerações X e Y querem atuar numa empresa que de alguma forma esteja contribuindo para um projeto de mundo melhor.

Paulo Roberto de Souza é sênior coach, autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências” (editora Qualitymark) e possui atuação em empresas como McCain, Fiat Automóveis, TIM, Peugeot, Suzuki e O Globo. Foi professor do MBA Gestão de Pessoas – Universidade Candido Mendes e do MBA Marketing – Universidade Gama Filho. Fez Coaching Executivo com Gerentes, Diretores e Presidentes de empresas nacionais e multinacionais. É diretor do You Can Be e articulista do Jornal Corporativo - RJ.| www.youcanbe.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira