Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2011 - 09:29

Norte é a região que mais cresce em visitas na internet, de acordo com pesquisa do Hitwise

Sudeste permanece na liderança em market share de visitas à internet brasileira.

São Paulo – A região que mais ganhou espaço na web ao longo dos últimos três meses foi a Norte, com um crescimento de 19,12%, atingindo 3,24% do share de visitas nacional. Mesmo assim, a região segue atrás das demais do país em participação na internet brasileira, com apenas 3,24% do total. A região Sudeste mantém a liderança do ranking, com 61,25% das visitas, seguida pelas regiões Sul (16,04%), Nordeste (12,35%) e Centro-Oeste (7,12%).

Os dados são da última pesquisa do Hitwise, um serviço da Serasa Experian que monitora o comportamento anônimo e agregado na internet, de mais de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira, em mais de 270 mil websites em todo o país. A pesquisa comparou o período de 12 semanas terminadas em 02/04/2011 com o de 12 semanas terminadas em 1º/01/2011. Também foram identificados os sites mais populares em market share no período de 12 semanas terminadas em 02/04/2011.

“Desde o final do ano passado, conseguimos identificar dados sobre o comportamento de navegação dos usuários brasileiros em nível estadual, algo inédito em no Brasil. Nosso objetivo com essa solução é prover aos anunciantes, veículos e agências de publicidade informações que gerem ainda mais negócios na internet, independentemente da região ou do estado que eles estejam” afirma Juliano Marcílio, presidente da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian para América Latina e executivo responsável pela pesquisa do Hitwise.

“Sabemos que o Brasil é um país continental. Por isso, é importante salientar que para uma empresa atuar em todas as suas regiões e estados não basta presumir que o comportamento dos usuários seja igual em todos os lugares” conclui Marcílio.

.Ranking das regiões por crescimento de market share de visitas no período de 01/01/2011 para 02/04/2011:

Análise da Região Norte- Uma análise dos 50 sites mais populares na região Norte no período terminado em 02/04/2011 – os quais sozinhos representam 53,55% de todas as visitas na região –, revela que as categorias que mais se destacaram são: ferramentas de busca (40,67%), redes sociais e fóruns (24,96%), e-mails (9,39%), primeira página de portais (7,63%) e sites de entretenimento (7,16%).

Na região, o ranking dos sites é liderado pelos domínios do Google: Google Brasil (12,6%), Google (9,19%), Orkut (8,53%), Windows Live Mail (4%), YouTube (2,58%), Globo (1,31%), Facebook (1,22%), Bing (0,9%), Universo Online (0,9%) e Globoesporte (0,77%).

Em ordem, os estados da região Norte que cresceram de um período para o outro foram Acre, Amazonas e Roraima. Já os demais estados da região perderam participação no share nacional: Tocantins, Pará, Amapá e Rondônia (em ordem da menor para a maior queda).

Desempenho de outras regiões - No Sudeste – região que avançou 0,23% no período –, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram crescimento de market share de visitas à internet, atingindo 36,37%, 13,53% e 9,5% respectivamente. Já o Espírito Santo caiu 8,64% ficando agora com 1,84% de market share de visitas no país.

A região Centro-Oeste caiu 4,81% em representatividade e possui agora 7,12% do share de visitas nacional. Mato Grosso do Sul caiu 0,91% e ficou com 1,15%, Distrito Federal caiu 5,02% e ficou com 2,82%, Goiás caiu 5,86% e ficou 2,06% e Mato Grosso caiu 5,9% e ficou com 1,09%.

O Sul ganhou em representatividade, subindo 1,71% e chegando a 16,04% do bolo nacional. Isso ocorreu porque os três estados tiveram alta no market share de visitas no período. Paraná avançou 2,18% e atingiu 6,36%, Rio Grande do Sul avançou 1,48% e atingiu 5,73% e Santa Catarina avançou 1,43% e atingiu 3,95% do share nacional.

A região Nordeste, que na versão anterior da pesquisa do Hitwise divulgada em dezembro do ano passado havia sido a que mais tinha crescido, dessa vez recuou 4,41% em sua representatividade no país, atingindo 12,35% de market share de visitas. Todos os estados da região tiveram um desempenho negativo: Sergipe caiu 0,73% e ficou com 0,52%, Paraíba caiu 1,39% e ficou com 0,88%, Alagoas caiu 2,25% e ficou com 0,64%, Pernambuco caiu 4,03% e ficou com 2,36%, Rio Grande do Norte caiu 4,17% e ficou com 0,93%, Bahia caiu 4,17% e ficou com 4,17%, Piauí caiu 5,35% e ficou com 0,44%, Ceará caiu 6,44% e ficou 1,79% e Maranhão caiu 8,88% e ficou com 0,62%.

Ranking dos Estados por crescimento de market share de visitas no período de 01/01/2011 para 02/04/2011:

Hitwise é um serviço da Serasa Experian para medição de market share na internet. Ele mede as visitas e as buscas feitas pelos usuários que fazem parte do seu painel. O painel é formado por cerca de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira. Assim, fornece métricas semanais e mensais sobre o comportamento de busca e o comportamento de navegação em percentual (share) de visitas, páginas vistas, tempo médio de visita, termos de busca que geram visitas a um determinado site ou grupo de sites, termos de busca que mais crescem, entre outros. O serviço também permite acesso a dados históricos e quebras por estado e por região.

É utilizado por anunciantes, veículos e agências para elaboração de planos de mídia, programas de afiliados, campanhas de marketing de busca (SEM e SEO) e monitoramento da concorrência. Os dados consideram diversos browsers, múltiplas janelas e abas simultâneas, não são afetados por sistemas que apagam cookies do navegador e desconsideram atividade artificial e/ou atividade não solicitada (pop-ups, spiders, redirecionamento automático, etc.).

Além do Brasil, está presente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Singapura e Hong Kong. Possui mais de 1.500 clientes no mundo em diversos setores da economia, como bancos, varejo, turismo, portais de internet e ferramentas de busca. Atualmente mensura cerca de 25 milhões de pessoas globalmente.[www.twitter.com/hitwise_br]. [www.hitwise.com.br].

Unidade de Marketing Services da Serasa Experian- O Hitwise faz parte do portfolio de produtos da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian, que oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico e marketing digital. [www.serasaexperian.com.br/marketingservices]

Perfil-A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. [www.serasaexperian.com.br].

Perfil-A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. [www.experianplc.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira