Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2011 - 09:40

PepsiCo premia criadores do primeiro display 100% reciclado do mundo

Edição 2011 do Chairman’s Award – premiação internacional da companhia – elegeu como campeã equipe que criou inédito expositor de ponto de venda feito com embalagens recicladas.

São Paulo - As iniciativas que tem como meta proteger o meio ambiente parecem ter cada vez mais espaço dentro das empresas. A PepsiCo, fabricante dos produtos ELMA CHIPS®, QUAKER® e PEPSI®, entre outros, lançou em maio do ano passado o primeiro display de produtos para ponto de venda (PDV) 100 % reciclado do planeta. E a novidade, aliás, foi a grande campeã do Chairman’s Award 2011, um dos mais importantes prêmios que a sede mundial da companhia destina àqueles que contribuíram de maneira excepcional para o crescimento dos negócios.

Vencedora na categoria “Sustentabilidade Ambiental”, a equipe formada por cinco funcionários da PepsiCo do Brasil desenvolveu expositores para produtos ELMA CHIPS® fabricados a partir de BOPP, película de polipropileno biorientada utilizada na confecção das embalagens de snacks da própria marca combinada ao poliestireno, uma resina sintética reciclada. Só em 2010, foram produzidos 20 mil displays 100% reciclados, montante equivalente a 20% do volume anual dos expositores adquiridos pela companhia.

Para a gerente de Sustentabilidade da PepsiCo do Brasil, Cláudia Pires, com o display de BOPP, o que antes era descartado virou matéria-prima para a empresa. “As embalagens de salgadinhos, consideradas resíduos de difícil reciclabilidade e tidas pela comunidade de catadores como material sem valor comercial, agora são transformadas em importante ferramenta para o ponto de venda”, ressaltou a executiva. O desenvolvimento do composto, vale destacar, é reflexo dos constantes esforços que a unidade brasileira da companhia tem feito para a criação de novas tecnologias ecológicas.

Além de tratar-se de uma solução que não agride o meio-ambiente, o programa de reciclagem do BOPP tem outro benefício: a geração de empregos. Na Clodam, recicladora que transforma as embalagens de snacks em resina, quem executa o trabalho são detentos em regime semiaberto. A iniciativa contribui para a inserção desses presidiários no mercado de trabalho.

Segundo Alexandre Silveira, vice-presidente da Fábrica de Idéias, empresa que produz o display a partir da resina fabricada pela Clodam, a iniciativa está desmistificando o uso do BOPP. Silveira, no entanto, adverte que também é necessária uma mudança cultural, que passa por toda a cadeia do processo produtivo e chega até o consumidor final. Este último, aliás, deve entender que é preciso reciclar as embalagens de snacks. Também as cooperativas de reciclagem, que em geral não coletam as embalagens por desconhecerem a sua possibilidade de reaproveitamento, precisam ser educadas para este novo momento.

A PepsiCo há muito tempo tem dedicado esforços para tratar os resíduos. Em 2009, a empresa assinou acordo com a TerraCycle, empresa especializada na transformação de resíduos em bolsas, estojos e lancheiras. Além disso, a companhia também produziu mais de 10 mil displays reciclados para os pontos de venda utilizando PET e reaproveitando embalagens cartonadas de TetraPak. Soma-se a isso a preocupação em conscientizar consumidores a reciclar, bem como informar as cooperativas de catadores de lixo. Para tanto, foram lançadas ainda em 2010 as Brigadas PepsiCo, que têm o objetivo de engajar os consumidores no processo de reciclagem de resíduos. Ao todo quatro mil pessoas estiveram envolvidas no processo de coleta seletiva por meio das brigadas no ano passado.

Todas essas iniciativas estão ligadas à visão global da companhia, sintetizada no slogan Performance com Propósito (mais detalhes no fim deste release). Essa filosofia é baseada em três pilares, que são: Sustentabilidade Humana (melhora constante dos seus produtos), Sustentabilidade Ambiental (atuar em sintonia com a proteção ambiental) e Sustentabilidade de Talentos (ser uma das melhores empresas para se trabalhar).

PepsiCo desenvolve garrafa PET 100% reciclada- Determinada em buscar continuamente alternativas que contribuam para a preservação do meio-ambiente, a PepsiCo lançou recentemente uma nova garrafa PET feita inteiramente a partir de material vegetal. O recipiente é feito de painço amarelo (switch grass), casca de pinheiro, palha de milho e outros componentes. Futuramente, a companhia também pretende reaproveitar também cascas de laranja e batatas, sobras de batatas e outros resíduos deixados por suas operações alimentícias.

A nova garrafa tem a aparência igual à das garrafas atuais e proporciona a mesma proteção, segundo Rocco Papalia, vice-presidente sênior de pesquisa avançada da PepsiCo. O plástico PET tradicional, vale destacar, é feito a partir de combustíveis fósseis, como o petróleo, recurso limitado cujo preço está cada vez mais alto. Ao usar material vegetal, a empresa reduz bruscamente os impactos ambientais que o processo causa.

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas no varejo cada. Seus principais negócios - QUAKER® (Cereais), TROPICANA® (sucos), GATORADE® (bebidas esportivas), FRITO-LAY® (snacks), e PEPSI-COLA® (bebida carbonatada) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER® (cereais), TODDY® e TODDYNHO® (achocolatados), COQUEIRO® (pescados), ELMA CHIPS®, LUCKY® e EQLIBRI™ (snacks), GATORADE® e PROPEL® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas carbonatadas).

No total, a companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de quase 10 mil funcionários que já elegeram a empresa por 11 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE® e LIPTON® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo.

Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conversação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos. |www.pepsico.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira