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19/04/2011 - 10:23

Cloud Computing e Infraestrutura como serviço (IaaS) reduzem em 20% custos de TI de empresa de manufatura

A empresa Focus Tecnologia de Plásticos S.A. contava com 48 servidores em suas seis unidades, o que estava inviabilizando financeiramente os investimentos em atualização tecnológica de hardware e software. A consultoria de TI Danresa foi a parceira da Focus responsável por implementar o projeto de cloud computing e IaaS. A Focus levou para a nuvem o servidor de e-mail e o sistema anti-spam, e adotou a infraestrutura como serviço para os servidores de proxy e firewall.

A Danresa - consultoria de TI com mais de 12 anos de experiência no mercado – anuncia os bons resultados de um projeto de cloud computing e infraestrutura como serviço, ou IaaS (infrastructure-as-a-service), implementado na Focus Tecnologia de Plásticos S.A., empresa especializada em desenvolver soluções e manufatura de componentes e conjuntos plásticos para indústrias automotiva e de linha branca. Com faturamento de R$ 92,3 milhões, 800 colaboradores e cerca de 150 usuários de e-mail, a Focus estima uma redução de cerca de 20% em seus custos de TI com a adoção dessas tecnologias.

A Focus possui seis plantas e cada uma delas contava com um ambiente composto por servidores de rede, ERP, e-mail, anti-spam, anti-vírus, proxy e firewall. Ao todo, eram 48 servidores, incluindo as contingências. Em meados do ano passado, os servidores começaram a apresentar problemas recorrentes de hardware, impactando a produtividade da Focus. A empresa foi percebendo que manter todo esse ambiente, com a necessidade de investimento constante em atualização tecnológica de hardware e software, iria se tornar dispendioso demais, além de não ser core business.

Foi então que, em setembro do ano passado, a Focus definiu em parceria com a Danresa a adoção do projeto de cloud computing e IaaS. A Focus levou para a nuvem todo o seu sistema de comunicações (servidor de e-mail e o sistema anti-spam), e adotou a infraestrutura como serviço para os servidores de proxy e firewall.

“Aproximadamente 50% de nossos chamados no Service Desk eram relacionados a problemas de spam. Agora que levamos o anti-spam para a nuvem, praticamente eliminamos esse tipo de incidente”, afirma o gerente de TI da Focus, Gabriel Lima da Silva Dias Neto. O projeto de cloud também trouxe evolução para o sistema de e-mail, que antes era Exchange 2003 e agora é Exchange 2010. Tanto o servidor de e-mail quanto o de anti-spam estão em um data center Danresa. De acordo com Gabriel, os próximos passos são levar para a nuvem o servidor de ERP.

Já a adoção de IaaS é vista pelo gerente de TI da Focus como um ganho em termos de segurança e garantia de economia, pois o equipamento e os custos de manutenção ficam a cargo da Danresa. “Sem a IaaS, teríamos que investir em novos servidores de proxy e firewall, o que não era financeiramente a melhor alternativa”, completa Gabriel.

Ele ressalta também a importância dos ganhos não mensuráveis financeiramente. “Agora tenho produtos de melhor qualidade em todos os níveis, proxys, anti-spams, etc. Tenho também muito mais novos recursos de mobile com os sistemas implantados, o que aprimora a produtividade da empresa.”

Danresa – Com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI, a Danresa é uma consultoria de informática com atuação em todo o território nacional, focada em duas linhas de serviços principais e complementares: Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura/Outsourcing. A área de Desenvolvimento é voltada a Projetos de Negócios por meio de sistemas personalizados de TI de acordo com a especificidade de cada cliente, realizando levantamento dos processos, análise e programação através de sua fábrica de software ou com profissionais alocados no cliente. Já a área de Infraestrutura inclui serviços como Outsourcing de TI, Gerenciamento e Monitoramento de equipamentos de missão crítica como Servidores, Roteadores, Switches e Links de conectividade, Instalação e Manutenção de pontos de rede, voz e dados, Suporte Técnico por meio de Service Desk – em que os atendimentos são feitos por uma equipe especializada e certificada nas práticas do ITIL - entre outros. Com cerca de 400 colaboradores e 100 clientes, a DANRESA possui em sua carteira empresas como Anfavea, BASF (Suvinil), Ernst Young, Sem Parar, Schneider, CBC, Eurobras, Avape, Alves Feitosa Advogados, Instituto Airton Senna, Grupo Kaduna, CVC, WoodBrook, Salles Leite (Iguaçu Energia ), etc.

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