Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2011 - 10:34

Selic deve subir 0,5 p.p diz professor da FGV

De acordo com o professor de macroeconomia e coordenador dos cursos Master da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Rogério Mori, o Banco Central irá elevar a Selic mais uma vez.

“O ambiente inflacionário segue pressionado e as projeções de inflação continuam subindo, e tudo indica que em algum momento neste ano a inflação medida pelo IPCA, acumulada em 12 meses, superará os 6,5%. Nesse sentido, o Banco Central deve realizar um novo aperto na política monetária nesta reunião do Copom, com uma alta de 0,5% na meta da taxa básica de juros – Selic”, destaca Mori.

Para quem tem investimentos, a alta da Selic proporciona o aumento do rendimento. Já os consumidores que utilizaram empréstimos devem pagar mais.

“Quem tem recursos aplicados em um fundo de renda fixa que remunere pelo DI diário ou um CDB com remuneração também por essa taxa deverá receber mais daqui pra frente uma vez que a taxa do DI acompanha a Selic. Do ponto de vista do consumidor, as taxas na ponta do empréstimo deverão subir mais uma vez, tornando o crédito mais caro”, explica Mori.

Para aqueles que querem investir, o economista indica os fundos de investimento, CDB ou títulos do Tesouro Nacional

Mori ressalta que o governo deve usar outros mecanismos para conter a a alta da inflação. “Além da alta da Selic, o BC pode frear a expansão do crédito ou eventualmente elevar os compulsórios, que tende a ter impacto sobre a oferta de crédito e as taxas de juros na ponta do empréstimo”, explica o economista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira