Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2007 - 09:04

Prorrogado o prazo para as inscrições no Prêmio Procel

O prazo para envio das fichas de inscrição para o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2007, inicialmente marcado para 31 de julho, foi prorrogado para 15 de agosto. Os regulamentos e fichas de inscrição estão disponíveis, no site do Procel (www.eletrobras.com/procel). O Prêmio Procel, concedido anualmente às categorias Empresas do Setor Energético, Órgãos e Empresas da Administração Pública, Imprensa, Micro, Pequenas e Médias Empresas, Edificações, Indústria e Transportes, premia as ações que se destacaram pelo uso racional de energia e o combate ao seu desperdício. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro.

A novidade deste ano é que cada categoria terá apenas um vencedor em vez dos três que eram premiados até o no passado. "O Prêmio está mais seletivo. Após alguns anos de concessão, achamos que os agentes já atingiram um patamar de competitividade que nos permite ser mais exigentes", diz Hamilton Pollis, chefe da Divisão de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel. Além do ganhador, cada categoria poderá ter uma menção de destaque, a critério dos júris de cada uma.

Na categoria Empresas do Setor Energético poderão concorrer ao Prêmio qualquer empresa de geração, transmissão ou distribuição do setor energético que tenha executado programas ou projetos de eficiência energética que apresentem resultados por, no mínimo três meses. Nesta categoria, o Prêmio será concedido pela Eletrobrás/Procel.

A Eletrobrás/Procel também será responsável pela escolha dos vencedores da categoria Órgãos e Empresas da Administração Pública. Os concorrentes deverão ter implementado medidas de combate ao desperdício de energia elétrica, que, comprovadamente, tenham levado à redução no consumo de energia. As medidas não precisam necessariamente ser frutos de investimentos, podendo ser apenas de ordem operacional, com a redução sendo obtida somente por meio de mudanças nos procedimentos.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é a instituição parceira da Eletrobrás/Procel na escolha do ganhador da categoria Micro Pequenas e Médias Empresas, na qual serão consideradas as ações ou medidas implantadas e os benefícios decorrentes em economia de energia, bem como o potencial de difusão e aplicabilidade em outras atividades, áreas ou empresas.

Indústria - A categoria Indústria apresenta três modalidades: energia elétrica; derivados de petróleo e gás natural e energia alternativa. Nela poderão concorrer qualquer indústria que tenha implantado medidas de eficiência energética. Como a categoria é ampla, três entidades serão responsáveis pela escolha dos vencedores - a Eletrobrás/Procel, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Petrobras/Conpet.

Eletrobrás/Procel, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) - também serão responsáveis pela premiação na categoria Edificações. Nela serão avaliados os melhores projetos de arquitetura considerando a escolha de materiais que reduzam o consumo de energia, uso máximo da iluminação natural, alternativas naturais de captação de energia, posicionamento da edificação em função da rota solar e outros quesitos. A categoria está dividida em duas modalidades: estudantes e profissionais.

Os jornalistas também terão vez no Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia - 2007. Eles poderão concorrer com reportagens e artigos veiculados em jornais, revistas e com matérias para televisão. Em todos os casos, o júri considerará a qualidade da reportagem, destaque concedido e o enfoque em termos de abrangência.

O Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia é concedido desde 1994 e tem por objetivo motivar os diversos agentes da sociedade para o desenvolvimento de projetos que visem ao uso racional e eficiente da energia.| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira