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20/04/2011 - 11:13

Com a manutenção adequada, os veículos carburados são aprovados sem problemas na inspeção ambiental

Realizada em mais de 50 países, a inspeção periódica da frota de veículos está dando provas de que chegou para ficar no Brasil. Após ser implantada apenas no estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo, a iniciativa acabou de chegar ao Rio Grande do Norte e outros estados, como Minas Gerais, já anunciaram os seus programas de vistorias anuais para os próximos anos.

Apesar de trazerem ganhos incontestáveis para o meio ambiente e a segurança de trânsito, como todo procedimento novo e obrigatório, a inspeção é polêmica e muito temida pelos proprietários, principalmente de modelos mais antigos. Com o receio da reprovação, alguns acabam até adaptando sistemas de versões mais novas, algo que pode ser evitado com uma simples manutenção.

Líder nacional em sistemas mecânicos de alimentação de combustível, a Urba-Brosol produz componentes novos, peças avulsas e kits de reparo para os principais veículos nacionais equipados com carburadores e bombas Brosol, além de oferecer aos reparadores os parâmetros técnicos de regulagem. Dessa forma, são dispensáveis as custosas adaptações ou recondicionamentos de peças.

A Frota Mundial Carburada- Ainda existem muitas dúvidas no mercado sobre a capacidade da frota carburada ser aprovada nas inspeções ambientais. A maioria é puro preconceito. Ao longo da história, centenas de milhões de carros saíram de fábrica com o componente. Grande parte está em circulação e passa por vistorias em vários países. Apenas no Brasil, existem cerca de cinco milhões de veículos carburados.

Ao contrário do que muitos imaginam, o carburador esteve presente em diversos modelos europeus até 1993, quando entrou em vigor a legislação Euro I. Nos Estados Unidos, clássicos como o Mustang usaram o sistema até 1985. No Brasil, a substituição pela injeção eletrônica começou em 1989, com o Gol GTi, e foi concluída oito anos depois, quando a Kombi adotou a tecnologia.

Os Carburadores e as Emissões- Os carburadores Brosol sempre incorporaram sistemas de controle de emissões e tecnologias para uma maior economia de combustível, principalmente após 1988, quando entrou em vigor a primeira fase do Proconve - Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. A marca também produziu o avançado carburador eletrônico, que equipou modelos Ford e VW entre 1992 e 1996.

Além desse cuidado, os países que realizam inspeções ambientais estabelecem limites diferenciados para as emissões de poluentes, calculados segundo a idade e a tecnologia original dos veículos. Dessa forma, todos contam com as mesmas chances de serem aprovados, não precisando recorrer à instalação de sistemas que venham a descaracterizar os modelos.

Manutenção em Dia é Fundamental- No Brasil, a maioria dos veículos reprovados nas inspeções periódicas não estava com a manutenção em dia. A regra é procurar uma oficina depois da reprovação, não antes da vistoria, como é o recomendado. No caso dos carburados, até pela idade e a quilometragem acumulada, a revisão prévia é indispensável. Também é fundamental buscar reparadores especializados no sistema.

A exemplo da bateria, sempre “culpada” por todos os males da parte elétrica, o carburador é geralmente apontado quando o consumo ou as emissões saem dos limites. Mas o problema pode ser uma simples falta de regulagem ou estar em outras partes, como anéis, válvulas, vedações, respiro do cárter, bombas, filtros, sistema de ignição, catalisador ou até no combustível.

Quando o problema está no carburador, uma manutenção correta pode deixá-lo perfeito por dezenas de milhares de quilômetros. Mas, além do conhecimento técnico, o reparador precisa utilizar os kits de reparo originais, as ferramentas adequadas e checar a calibragem (dos giclês, válvulas, injetores, bóia, bomba de aceleração, marcha lenta, afogador, etc.) de acordo com os dados do fabricante.

Atenção ao Modelo do Carburador- Pela idade dos veículos e a falta de cuidados dos proprietários anteriores, outros problemas comuns encontrados nos modelos carburados são a troca da peça por outra similar usada (geralmente tirada de um carro de outro ano ou versão), as adaptações no corpo do componente e a eliminação de acessórios que controlam as emissões, como o dash-pot, a válvula delay, a EGR e o canister.

Nesses casos, é praticamente certa a reprovação na inspeção ambiental. Muitas vezes, a solução é adquirir um carburador novo ou repor as partes que foram eliminadas. Se o componente original for Brosol, não há problema, uma vez que a Urba-Brosol produz dezenas de modelos de carburadores, kits de reparo e peças de reposição para os principais veículos em circulação no Brasil.

Suporte Técnico- Além dos componentes originais, toda a estrutura de assistência técnica da Urba-Brosol está disponível aos reparadores pelo site www.brosol.com.br e a linha direta gratuita 0800-880-2154. Podem ser encontrados os catálogos de aplicação e os parâmetros de calibragem dos carburadores para download, fornecidos os contatos dos distribuidores que trabalham a linha, entre outras informações.

Os proprietários de veículos carburados que ainda não possuem uma oficina de confiança também podem obter indicações sobre profissionais especializados no Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de São Paulo, por meio do site www.sindirepa-sp.org.br ou telefone (11) 5594-1010. A entidade também publica na internet os contatos do Sindirepa em outros estados brasileiros.

Tradição em Autopeças- A Urba-Brosol reúne a tradição de empresas pioneiras na produção de autopeças no Brasil. Fundada em 1948, a Urba foi a primeira fabricante nacional de bombas de água, produzindo inicialmente peças de reposição para modelos importados. A Brosol foi criada em 1959 para realizar a produção de carburadores e bombas de combustível Solex no país, de forma a atender às primeiras montadoras.

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