Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 11:07

Firjan: país está carente de política fiscal para combater inflação

Federação vê ‘comportamento desanimador’ nas contas públicas.

Segue nota oficial do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom): “O novo aumento da taxa básica de juros expõe a carência de uma política fiscal que contribua para conter a inflação e a persistente apreciação cambial. Em um cenário que combina elevada liquidez internacional com expressivos diferenciais de juros e crescimento econômico, a redução dos gastos públicos é o único remédio para esses males”.

“No entanto, o comportamento das contas públicas é desanimador. Nos três primeiros meses de 2011, enquanto a conta de despesas de custeio aumentou 19,4% em termos reais, os investimentos públicos despencaram 75,8% na comparação com o mesmo período do ano passado”.

“Diante desse quadro, a opção de arrefecer os aumentos dos preços exclusivamente através da política monetária, além de limitar a geração de empregos, comprometer o crescimento econômico e privilegiar as importações, dificilmente será exitosa. Nesse sentido, o Sistema FIRJAN entende como urgente uma mudança radical da condução da política econômica que resulte em um efetivo ajuste fiscal”.

Sistema Firjan-A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é uma das primeiras e maiores entidades empresariais do Brasil. Atualmente, congrega 105 sindicatos industriais patronais de todo o Estado do Rio de Janeiro, tendo 9.250 empresas associadas. Seu objetivo é promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.[www.firjan.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira