Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 11:16

Mercado aquecido não garante vaga

Especialista em coaching orienta: diferencial competitivo está nas competências duráveis.

O quadro é paradoxal: o tempo é de crescimento econômico e prosperidade; há vagas disponíveis, mas muitas empresas não conseguem preenchê-las e muita gente não consegue o trabalho tão sonhado.

De acordo com Barbara Palmero, diretora da Óctuplos Desenvolvimento Humano, o principal desafio das empresas é encontrar candidatos que consigam associar as competências técnicas exigidas pela função às competências essenciais, ligadas ao comportamento e modo de agir dos profissionais. “No Brasil, ainda temos um problema grave na educação, que dificulta a formação técnica dos candidatos, mas, nesse aspecto, é relativamente mais fácil identificar o grau de conhecimento deste profissional e investir em treinamentos para desenvolver o que lhe falta”.

A qualificação técnica, porém, nem sempre é o suficiente e as empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer os perfis pessoais dos candidatos. “Nesse sentido, é bem maior o desafio para identificar e reter as pessoas ‘certas”, explica Barbara, especialista em Coaching Integrado.

“O grande diferencial competitivo hoje é a maturidade emocional, que se traduz em um conjunto de características pessoais que indiquem que aquele profissional tem as condições emocionais adequadas para lidar com frustrações e situações complexas, postura ética, capacidade de sustentar posições difíceis e impopulares, capacidade de manter a logicidade e a retidão de caráter diante dos dilemas da vida corporativa, enfim, capacidade de liderar a si próprio, outras pessoas e equipes”, afirma Palmero, psicóloga, com larga atuação na área de Recursos Humanos.

Para ela, o atual momento é desafiador não apenas para quem seleciona, mas também para quem busca uma vaga. Para o candidato, é fácil perceber suas deficiências na formação e conhecimento técnico, o que facilita a busca pela qualificação.

Com relação às competências duráveis, porém, a primeira dificuldade é que as próprias pessoas desconhecem as suas limitações. “Mesmo quando há um feedback nos processos seletivos, o candidato raramente consegue avaliar suas falhas e, assim, os insucessos podem ir se repetindo”, comenta Barbara.

Um dos caminhos para buscar esse desenvolvimento pessoal exigido pelo mercado de trabalho é o coaching. “O coaching tem se apresentado como uma importante ferramenta de gestão porque produz resultados e modificação nos comportamentos. Modifica as competências essenciais, duráveis, tão procuradas pelos selecionadores”, explica Barbara Palmero.

“Em tempos de crescimento econômico, como o que vivemos agora, o coaching tem sido adotado por empresas, como forma de retenção de talentos, e também por profissionais que querem aproveitar o momento para se requalificarem e obterem posições que tragam satisfação”, finaliza.

Óctuplos Desenvolvimento Humano [www.octuplos.com.br] A Óctuplos é uma empresa focada em Programas de Desenvolvimento Humano, com atuação nas áreas de coaching, orientação de carreira, treinamentos e desenvolvimento de projetos de gestão de pessoas e equipes. Sua principal executiva é Barbara Palmero, psicóloga, com mais de 20 anos de atuação em Recursos Humanos em grandes empresas e multinacionais. Com formação internacional em Coaching Integrado, habilitada pelo Integrated Coach Institute (ICI), Barbara possui MBA empresarial pela Fundação Dom Cabral e formação em psicanálise pelo Centro de Psicanálise de Campinas/SP. Também é qualificada no Myers Briggs Type Indicator (MBTI), instrumento indicador das preferências individuais, e certificada no Hogan Assessment Systems, sistema de avaliação de lideranças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira