Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 11:33

Campanha contra a Hepatite C orienta mais de 900 trabalhadores na primeira semana

O Órgão Gestor de Mão-de-Obra Avulsa do Porto de Santos (OGMO-Santos) realiza desde o dia 11, a 4ª Campanha de combate a Hepatite C. Durante a primeira semana, cerca de 930 trabalhadores avulsos (TPAs) participaram da campanha.

Porém, a expectativa dos profissionais é que esse número aumente e chegue ao total de 2 mil trabalhadores atendidos, superando os 1649 participantes do ano passado. A equipe de medicina do trabalho do Ogmo alerta para que todos participem da iniciativa, pois a doença é silenciosa e não apresenta sintomas.

Os profissionais realizam testes rápidos, que trazem o resultado em até três minutos e enquanto aguardam os resultados, os trabalhadores recebem orientação sobre a hepatite C e as formas de prevenção. Caso seja constada a doença, o trabalhador já sai do local com encaminhamento para consulta no infectologista.

O exame também é estendido e aconselhado para esposas, companheiras, ou namoradas dos TPAs. “É uma forma de conscientizar toda a família, mesmo porque o a forma de contágio não é apenas a relação sexual”, informa a coordenadora do serviço médico do OGMO, Dra.Dora Elisa Rodrigues Tolosa.

A médica explica a importância do diagnóstico precoce. “A hepatite C tem tratamento. E quanto antes descoberta, maiores são as chances de negativar o vírus”.

Quem ainda não fez o teste , pode comparecer até o próximo dia 28, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas, no Posto de Escalação nº 3, que fica na Avenida Mario Covas s/nº, em frente ao Terminal 37 da Libra, na Ponta da Praia.

Hepatite C - Inflamação no fígado causada por vírus, a hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica, e em alguns casos leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte.

A hepatite C é transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A transmissão por relação sexual também é possível. Há quase 200 milhões de portadores ou doentes crônicos de hepatite C no mundo. Destes, cerca de 2,7 milhões estão no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira