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Congresso da SAE BRASIL 2006 encerra e elege debate sobre segurança veicular como meta para 2007


São Paulo - Em seu primeiro discurso como presidente do Congresso SAE BRASIL 2007, José Henrique Senna, gerente executivo da Scania Latin América, adiantou que o principal foco será o debate sobre tecnologias que reduzam os impactos causados pelos acidentes de trânsito. Segundo Senna, hoje, no Brasil, os gastos com acidentes automobilísticos chegam a R$ 28 bilhões ao ano, e a engenharia da mobilidade deve se esforçar para reduzir esse número em pelo menos 30%. O discurso foi feito durante o Painel de Encerramento do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que de 21 a 23 de novembro discutiu, em São Paulo, o tema Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial - A Contribuição da Engenharia Brasileira.

Assim, durante os últimos três dias, cerca de 7,4 mil profissionais, representando 2,9 mil empresas da área da mobilidade, visitaram os 102 estantes da Mostra de Engenharia e participaram dos 24 fóruns de debates e mais de 170 apresentações técnicas disponíveis no Congresso SAE BRASIL 2006. Este ano, o público pôde participar, ainda, de duas visitas técnicas - ao centro tecnológico Unicamp e à linha de produção da Ford Caminhões. “Será um desafio organizar um Congresso de tanto sucesso como o deste ano”, afirmou Senna, que assumiu o cargo deixado por Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch para a América Latina. “Entrego o posto com o sentimento de missão cumprida e a certeza de que temos uma equipe maravilhosa, com mais de 150 voluntários que se dedicaram muito para que tivéssemos esse ótimo resultado”, afirmou Botelho.

Na opinião de Richard Schaum, presidente da SAE International em 2007, que veio ao País para participar do Congresso SAE BRASIL 2006, a competência da engenharia brasileira ficou evidente inclusive na realização do evento. “As questões da engenharia da mobilidade são as mesmas em praticamente todo o mundo, mas o Brasil se diferencia dos demais por dispor de várias fontes de energias renováveis”, afirmou Schaum.

Destaques tecnológicos – Entre as empresas expositoras, os visitantes apontaram três como as que mais se destacaram na apresentação de inovações tecnológicas. Uma das escolhidas foi a Bosch, que trouxe, entre outras novidades, a tecnologia DGFlex, sistema bicombustível que permite veículos com motores diesel funcionarem também com GNV (Gás Natural Veicular). Nessa mesma linha de pesquisa, a Delphi, também eleita pelos participantes, apresentou seu primeiro protótipo funcional do sistema gás (GNV) – diesel. A terceira empresa destacada pelos congressistas foi a General Motors, que mostrou seu novo sedã Prisma, modelo 100% desenvolvido pelos designers e engenheiros brasileiros, equipado com o motor 1.4 Econo Flex, que incorpora a tecnologia ‘flex fuel’ e tem a maior potência do mercado nessa faixa de cilindrada.

Papers – Dentre os 182 trabalhos técnicos inscritos nesta edição do Congresso, dois deles ganharam o reconhecimento em avaliação feita pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL e público. O destaque nacional foi para os pesquisadores Fernando Stancato e Arlindo Tribess, da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) com o trabalho “Avaliação térmica do conforto da cabine do avião usando manequins numéricos”. E dentre os ‘papers’ internacionais os vencedores foram Albert Tuertscher e Frank Fassbender, ambos da AT Engineering, com o trabalho “Simulação de estresses dinâmicos incluindo contatos flexíveis com o uso da tecnologia MFBD”.

Com isso, Fernando Stancato, autor principal responsável pelo trabalho técnico nacional, ganhou o direito de apresentar o estudo no SAE 2007 World Congress, em Detroit (Estados Unidos), em abril do próximo ano, além de ganhar o Prêmio Gabriel Gueler, oferecido pelo engenheiro Gabriel Gueler, que fará uma doação de R$ 2 mil ao vencedor, com o objetivo de estimular ainda mais novos estudos tecnológicos na área da mobilidade. Também os autores do melhor ‘paper’ internacional ganharam o direito de retornar ao País no Congresso SAE BRASIL 2007 a fim de apresentar suas novas pesquisas.

Homenagem – O encerramento do Congresso SAE BRASIL 2006 ocorreu em grande estilo, ontem à noite (23), em um banquete no espaço Vila Noah, em São Paulo, com a homenagem feita a 15 personalidades que têm contribuído para a expansão e consolidação da engenharia no Brasil. Os homenageados foram: Bernd Wiedmann, presidente mundial da VW Veículos Comerciais, Carlos Buechler, engenheiro e consultor de empresas, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Cledorvino Belini, diretor-superintendente da Fiat Automóveis América Latina, José Luiz Vieira, jornalista e editor da Tech Talk, Ferdinand Panik, professor da Universidade Esslinger, da Alemanha, Ozires Silva, presidente da Unisa (Universidade de Santo Amaro), João Carlos de Souza Meirelles, ex-secretário do Estado de São Paulo de Ciência e Tecnologia, Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Maurício Botelho, presidente da Embraer, Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Ray Young, presidente da GM do Brasil e América Latina, Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Salvador Scaringella, presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), e Volker Barth, presidente da Delphi Europa, Oriente Médio e África.

Perfil da SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade: é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 90 mil sócios distribuídos por 93 países. | Foto: Vista parcial da mostra de engenharia do Congresso SAE BRASIL 2007, que contou com 102 estandes para visitação | Crédito: Emanuel AP. / Alexandre Ondir / Guilherme Bessa

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