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31/07/2007 - 09:28

Como impulsionar uma marca


No livro "O Segredo das Marcas Desejadas", autor investiga os fatores que levam uma marca ao sucesso.

São Paulo - O que faz os consumidores de algumas marcas serem tão fiéis? Hoje o mercado oferece inúmeras opções de produtos e serviços. No entanto, apesar de tanta inovação, ótimas campanhas publicitárias e produtos perfeitos, algumas marcas não conseguem atingir o mesmo nível de sucesso de tantas outras, como a Coca-cola e a General Motors, por exemplo, que se tornaram ícones na mente de seus consumidores. Para desvendar os segredos de marketing que criam uma espécie de conexão intuitiva entre marca e consumidor, Patrick Hanlon elaborou uma ampla pesquisa, cujo resultado foi o livro O Segredo das Marcas Desejadas, sucesso editorial nos Estados Unidos e agora lançado no Brasil pela Editora Gente .

O autor parte do conceito de marca – e como este conceito se alterou durante os anos – para logo depois iniciar sua investigação acerca dos fatores de sucesso, seja da própria marca ou de um movimento social, comunidade ou ainda de alguma personalidade pública. Em 2003, Hanlon fundou sua agência de publicidade, a Thinktopia, e criou o conceito de "marca primordial". "O que chamo de "marca primordial" é a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade com sua marca do que com outras", afirma o autor. Nessa investigação ele também define o conceito de "código primordial", fundamental para suscitar no público um sentimento de identificação.

Para Hanlon, sete são os fatores que, em conjunto, criam uma ligação emocional subliminar entre a marca e o consumidor. São eles: a história da criação, a crença, os ícones, os rituais, os pagãos (ou não seguidores), as palavras sagradas e o líder. Cada um compõe um símbolo no imaginário popular que, se bem construído e bem articulado com os demais, pode edificar (consolidar) uma marca no mercado.

O livro apresenta exemplos sólidos de pessoas, grupos e empresas que alcançaram o sucesso e se tornaram grandes referências em seu ramo. É leitura obrigatória para quem almeja ter maior contato com o público e para quem quer transformar sua marca em um grande sucesso.

Perfil do autor: Patrick Hanlon já foi executivo sênior das agências de publicidade mais criativas do mundo, incluindo TBWA, Ogilvy, Hal Riney & Partners e Lowe & Partners, na cidade de Nova York. Ele trabalhou com marcas famosas como Absolut, LEGO, General Motors, Pepsi e IBM. Em agosto de 2003 fundou a Thinktopia e passou a dividir o recém-adquirido conceito da criação da "marca primordial" com profissionais de marketing das redes dos EUA: a de supermercados Target, a de cafés Starbucks, a American Express e todos os lugares. Após uma década de trabalho na Madison Avenue, hoje o autor se encontra em Minneapolis, onde atende as 500 melhores empresas dos EUA segundo a revista Fortune.

Livro pela Editora Gente, ISBN: 978-85-7312-557-3, formato16 x 23, 232 páginas, por R$ 49,90 | Ano e número da edição: 2007 / 1ª edição.

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