Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 12:09

Perini implanta sistema de rastreabilidade inédito em vinícolas do Brasil


Tecnologia exclusiva e pioneira permite controle absoluto das etapas de elaboração de um vinho, desde o vinhedo até os pontos de venda dos produtos.

A Perini é a primeira vinícola brasileira a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos. A tecnologia garante que todas as etapas da elaboração dos produtos – desde a videira até a distribuição no mercado – passam por um rígido acompanhamento dos enólogos, técnicos e gestores da cantina. Foram investidos mais de R$ 700 mil no sistema de TI (Tecnologia da Informação) específico para rastreabilidade, segundo o diretor-presidente, Benildo Perini. “A rastreabilidade completa dos nossos produtos traz tranquilidade e segurança para o consumidor”, afirma. “Com a rastreabilidade, temos total controle sobre a produção, o que nos permite gerenciar melhor os custos e processos produtivos”, observa Benildo Perini. “O resultado direto para o consumidor é mais qualidade em todos os rótulos da Perini”, opina.

Implantado em agosto de 2009, o software inédito e pioneiro entrou em funcionamento na safra 2010, junto com o sistema antigo, que era manual. Aprimorado e aprovado, o sistema personalizado de rastreabilidade da Perini acompanha o produto do vinhedo até o varejo, quando o consumidor adquirir qualquer rótulo resultante dos 13,2 milhões de quilos de uvas recebidos nesta safra 2011, a primeira a contar exclusivamente com o novo sistema de rastreabilidade.

O software exclusivo, que já serve de modelo para outras vinícolas brasileiras, foi desenvolvido pela empresa Datasul, em conjunto com o gerente de TI da Perini, Gustavo Ravanello, e o enólogo Leandro Santini. “A rastreabilidade confere transparência à vinícola e oportuniza uma melhora diária na elaboração de vinhos, espumantes e suco de uva”, diz o enólogo. “Para o consumidor, o lote do vinho passa a ser muito mais do que um número na embalagem. É uma garantia do que vai para a garrafa. Ali está a identidade do vinho que agora passa a ser registrada de uma forma muito mais detalhada e precisa”, explica Leandro Santini.

Ferramenta- Consultor da Perini, o enólogo Mário Geisse diz que a rastreabilidade possibilita uma melhora permanente na qualidade dos produtos. “Tudo passa a ser controlado por um sistema inteligente e ágil, municiando com muitas informações os enólogos, que passam a trabalhar em cima dos erros e acertos detectados”, comenta.

Leandro Santini enumera algumas possibilidades, como descobrir que um sistema de poda diferenciado resulta em um vinho melhor ou ainda realizar experimentos com plantio de uvas em microrregiões. “Também poderemos estabelecer com maior precisão os critérios para definir qual a uva para um vinho de base ou um reserva, seguindo o modelo de outros países produtores que têm regras definidas para estas classificações. Isso sem contar que podemos identificar problemas com mais facilidade durante a fabricação”, acrescenta.

A tecnologia também agiliza a produção e facilita a vida de enólogos. O sistema de rastreabilidade permite que os técnicos trabalhem com Palm Tops, que serão implantados nos próximos meses. “O enólogo vai ter a comodidade e a segurança de estar em sua casa ou em qualquer outro lugar e poder saber, em tempo real, o que está acontecendo em um tanque de fermentação”, exemplifica o gerente de Marketing, Pablo Perini.

Mário Geisse identifica um estilo Perini de trabalhar. “A filosofia da Perini busca a qualidade total em todos os processos. A rastreabilidade de 100% dos seus produtos é mais uma prova do trabalho sério que está sendo feito pela Perini em busca de uma personalidade própria”, destaca.

TI- Conforme Gustavo Ravanello, a Perini é a vinícola que mais investiu em TI nos últimos anos no Brasil. “A prova disso está na evolução que estamos tendo em tecnologia e processos”, salienta, anunciando o lançamento de um novo e moderno site, com loja virtual, para os próximos dias. “Posso garantir que o único sistema de rastreabilidade completa em funcionamento hoje no Brasil é o da Perini”, assegura.

“O nosso sistema produtivo hoje contempla todos os estágios de produção, do vinhedo a embalagem do produto, passando pelo rigoroso controle de qualidade”, explica. Conforme ele, um só vinho pode ter até 16 mil linhas de informações, iniciando nos vinhedos, passando pela elaboração e envase da bebida, e chegando até os pontos de venda espalhados pelo Brasil e exterior. “A partir de agora, os códigos numerados das garrafas são a garantia para o consumidor de que a história daquele produto está toda registrada e controlada pela Perini”, afirma.

A rastreabilidade mostra, simplificadamente, a origem da uva, de qual vinhedos e produtor ela veio até a vinícola, os adubos e tratamentos fitossanitários recebidos durante o seu cultivo, todos os passos do processo de vinificação e industrialização das uvas, as trocas de tanques, a mistura de variedades, o tempo de amadurecimento em tanques de inox ou em barricas de carvalho, a rotulagem e o encaminhamento para os pontos de venda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira