Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2007 - 09:34

Novo fundo estatal de investimentos é criado para administração das reservas chinesas

O Congresso Nacional do Povo aprovou a venda de Rmb 1,55 trilhão (aproximadamente US$ 203,5 bilhões) em títulos do governo chinês para financiar a nova empresa estatal de administração de fundos, a China Investment Co Ltd. A empresa, criada em março de 2007, objetiva maior retorno financeiro das reservas cambiais do país.

O Ministério das Finanças (MOF, em inglês) emitirá os títulos diretamente ao Banco do Povo da China, banco central chinês, em troca de parte de suas reservas internacionais que, em junho, alcançaram US$ 1,332 trilhão. Assim, o banco central venderá esta dívida ao mercado para gradualmente drenar a liquidez da economia. Inicialmente, o banco central venderá as reservas e reterá os títulos antes de cedê-los diretamente ao mercado, instituições financeiras e outros investidores. Segundo o MOF, o impacto da transação para a economia chinesa será neutro. Os títulos serão vendidos em três ou quatro lotes, e o tempo de maturação será de dez anos, com o objetivo de criar benchmarks para retornos de longo prazo.

A China Investment Co Ltd. entrará em funcionamento em setembro e poderá possibilitar a aquisição de participações minoritárias em empresas estratégicas para o crescimento do país, além de ativos financeiros. Atualmente, a maior parte das reservas chinesas está investida em títulos de tesouro pouco lucrativos e outros instrumentos de renda fixa. A criação da empresa coincide com a intensificação do debate global acerca do papel dos órgãos soberanos de investimento e seu crescente impacto nos mercados financeiros.| © Dragonomics Research & Advisory | Fonte: Escritório Nacional de Estatísticas da China/CEBC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira