Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2007 - 09:40

Quarta etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste consolida líderes


As duplas Marcos e Marcelo Bortoluz, na categoria Graduados, e Rodrigo e Renato Meinberg, na categoria Turismo, mantém a liderança na classificação geral do campeonato.

Com um sol tímido aparecendo por entre as nuvens e muito frio, a quarta etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports Sudeste aconteceu no sábado, 28 de julho, na capital paranaense. Apesar das baixas temperaturas de inverno, a disputa nas três categorias da competição aqueceu os ânimos de todos os participantes e garantiu muita emoção na hora do pódio.

O circuito preparado ao sul de Curitiba passou pelas cidades de Araucária e Quitandinha, em estradas de terra batida de ótima qualidade, sem solavancos e secas nesta época do ano, o que as deixou muito prazerosas para os pilotos. A prova exigiu muita técnica, especialmente dos navegadores: as referências estavam curtas, não dando margem para erros, e eram logo seguidas por vários postos de controle, como pegadinhas para testar as habilidades das duplas.

Entre as mais experientes, que competem na categoria Graduados, os grandes vencedores foram o piloto Claudinei Rocha e o navegador Pedro Soster, de apenas 19 anos. Este foi o primeiro título do ano para os gaúchos de Gravataí, que ainda não tinham conseguido um lugar de destaque na classificação geral. Agora, no entanto, ocupam a quinta colocação, enquanto os irmãos Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul (RS), seguram a liderança: “Terminamos em segundo lugar, mas nossos concorrentes diretos ficaram para trás. O importante para nós é pensar no campeonato”, afirma o navegador Marcelo.

Na categoria Turismo, uma outra surpresa no lugar mais alto do pódio: o casal de amigos Ernesto Kabashima e Fabiane Pereira, de São Paulo (SP). Apesar de estar competindo junta apenas pela terceira vez, a dupla conseguiu a vitória sobre os líderes do campeonato, os também paulistas Rodrigo e Renato Meinberg. “Eu só comecei a navegar este ano, mas me dei bem com a planilha. Achei esta prova de Curitiba difícil, com muitos trechos de laço. O maior desafio mesmo foi ajustar a nossa comunicação”, contou Fabiane.

Já na Turismo Light, que não acumula pontos ao longo da temporada, ninguém chegou perto da performance da família Becker, a equipe que venceu o Mitsubishi Motorsports pela primeira vez na terceira etapa deste ano, em Brasília. O catarinense Acyr e suas duas filhas, Fernanda, a navegadora, e Vanessa, a zequinha, terminaram a prova com mais de sessenta pontos de vantagem para os segundos colocados.

A categoria também premiou a melhor dupla mista e as três melhores duplas femininas em Curitiba, como um incentivo à crescente participação das mulheres no rali. As catarinenses Simone (piloto), Sandra (navegadora) e Daniele (zequinha) sempre acompanham o evento por conta de seus maridos e filhos, competidores experientes, mas dessa vez resolveram se juntar para também entrar na disputa. A parceria funcionou e a equipe acabou com o segundo lugar no pódio feminino: “Foi uma ótima experiência, não tivemos dificuldade com a planilha e o trajeto foi muito bonito. Agora queremos ir na próxima etapa, em Balneário Camboriú, que será ainda mais perto de nossa casa”, disse Simone.

Quem também venceu em Curitiba foi o local Joel Vendramin, que levou para casa o Troféu Diamond, uma novidade criada em 2007 para valorizar os veículos mais antigos da Mitsubishi. Joel recebeu a homenagem pela originalidade e excelente estado de conservação de seu Pajero GLX 1995, seu primeiro e único 4x4 da marca até hoje: “Esse carro é o meu xodó, foi amor à primeira vista. Ando nele hoje e tenho a mesma sensação de quando o comprei, não mudou nada”, afirma o curitibano, que fez questão de equipar o veículo com seus pneus originais para a apresentação no evento.

Outro destaque desta quarta etapa do Mitsubishi Motorsports foi, mais uma vez, o exemplo de responsabilidade social dado por todos. Para participar do rali, cada carro participante doou trinta quilos de alimentos não-perecíveis como taxa de inscrição. No total, o montante arrecadado ultrapassou a marca de nove toneladas, que foram direcionados ao IPCC, o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. A próxima etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste também acontecerá na região Sul do país, em Balneário Camboriú (SC), no dia 15 de setembro.

Classificação da 4ª etapa: Graduados 1) Claudinei Rocha e Pedro Soster (Gravataí-RS) 41 pontos perdidos. | 2) Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS) 52 pontos perdidos | 3) Roberto Enzweiler e Márcio Reichert (Ivoti-RS) 52 pontos perdidos | 4) Fernando Gomes de Souza “Fefe” e Breno Rezende (Belo Horizonte-MG) 53 pontos perdidos | 5) Roque Veviurka e Alberto Minski Junior (Guarapuava-PR) 54 pontos perdidos.

Turismo: 1) Ernesto Kabashima e Fabiane Pereira (São Paulo-SP) 153 pontos perdidos | 2) Rodrigo Meinberg e Renato Meinberg (Santana do Parnaíba-SP) 156 pontos perdidos | 3) Carlos Guimarães e Celso Gonçalves Junior (Campinas-SP) 158 pontos perdidos | 4) Urbano Pereira e Cristiano Oliveira (Mogi das Cruzes-SP) 171 pontos perdidos | 5) Cássio Zschoerper e Rui Ehri (São Bento do Sul-SC) 197 pontos perdidos.

Turismo Light: 1) Acyr Becker e Fernanda Becker (São Bento do Sul-SC) 45 pontos perdidos | 2) Francisco Jaregui e Marcio Costa (Joinville-SC) 106 pontos perdidos | 3) Luiz Renato Lopes e Luiz Felipe Lopes (Pouso Alegre-MG) 139 pontos perdidos | 4) Jorge Wagenfuhr Junior e Marcos Wagenfuhr (Curitiba-PR) 158 pontos perdidos | 5) Renato Napoli e Guilherme Gewehr (Ponta Grossa-PR) 161 pontos perdidos.

Classificação do campeonato: Graduados 1) Marco Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS) 51 pontos | 2) Roque Veviurka e Alberto Minski (Guarapuava-PR) 47 pontos | 3) Fernando Gomes de Souza “Fefe” e Breno Rezende (Belo Horizonte-MG) 43 pontos | 4) André Fornari e Orestes Bacchetti (Jundiaí-SP) 42 pontos | 5) Claudinei Rocha e Pedro Soster (Gravataí-RS) 36 pontos.

Turismo: 1) Rodrigo Meinberg e Renato Meinberg (Santana do Parnaíba-SP) 57 pontos | 2) Eraldo Franzoi e Cerlei Franzoi (Cascavel-PR) 41 pontos | 3) Leonardo Curvelo e Jeziel Azevedo (Macaé RJ) 32 pontos | 4) Luciano Fleck e Ariel Bueno (Goiânia-GO) 30 pontos | 5) Eduardo Fraga e Sergio Andrade (Florianópolis-SC) 29 pontos. | Foto: Claudinei Rocha e Pedro Soster - Graduados

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira