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26/04/2011 - 08:29

T-Hawk da Honeywell contribui para a recuperação do desastre em Fukushima Daiichi

Micro veículo aéreo não tripulado fornece alimentação de vídeo para monitores remotos . São Paulo - O T-Hawk Micro Air Vehicle (MAV) da Honeywell (NYSE: HON) está ajudando trabalhadores de emergência nas instalações nucleares de Fukushima Daiichi, no Japão, a obter imagens de vídeo e fotografias de dentro da usina, uma vez que buscam limitar ainda mais as emissões de radiação.

Três funcionários da Honeywell, treinados para voar o não tripulado T-Hawk por controle remoto, realizaram cinco missões bem-sucedidas e capturaram horas de vídeo e dezenas de fotos do reator nuclear. Os quatro T-Hawks que estão em serviço em Fukushima Daiichi foram adaptados para o transporte de sensores de radiação.

“Em nome de todos nós da Honeywell, nossos corações estão com o povo do Japão, especialmente com aqueles que sofreram com as conseqüências do terremoto e do tsunami, que danificaram a usina nuclear de Fukushima Daiichi e áreas adjacentes”, relata Tim Mahoney, presidente e principal executivo da Honeywell Aeroespacial. “Na Honeywell, estamos orgulhosos de nosso compromisso com a segurança e estamos gratos que nossas tecnologias possam ser utilizadas para ajudar o povo do Japão neste momento histórico de necessidade."

Atualmente implantado em zonas de guerra no Iraque e Afeganistão, o T-Hawk apresenta uma singular capacidade de “pairar-e-olhar”, permitindo aos pilotos a permanecer em um local e ampliar detalhes de dentro dos reatores danificados, enquanto o T-Hawk envia o vídeo ao vivo e também imagens aos trabalhadores da recuperação da usina.

O T-Hawk também é capaz de enviar vídeo feeds ao vivo durante o voo, auxiliando assim a concentração nas áreas críticas e ajustando a direção enquanto voa. Pilotos podem controlar as câmeras do T-Hawk para alterar ângulos e obter melhores panoramas do equipamente danificado. Com apenas 35,6 centímetros de diâmetro, o T-Hawk pode ser levado em locais apertados onde os humanos e outras aeronaves não podem ir. “O T-Hawk nos lembra que tecnologias inovadoras inicialmente desenvolvidas para fins de defesa podem desempenhar papeis cruciais nos esforços humanitários e de recuperação de desastres”, aponta Mahoney.

Pesando quase oito quilos, o T-Hawk é um veículo aéreo de decolagem e aterrissagem com duto de ventilação vertical originalmente projetado em conjunto com a Agência de Projetos e Pesquisas de Defesa Avançada (DARPA) do programa Demonstração do Conceito de Tecnologia Avançada (ACTD). Pilotos conseguem determinar rotas de voo manuais ou independentes de mais de nove quilômetros de distância por mais de 40 minutos em cada voo.

O T-Hawk é usado no Afeganistão para apuramento de rota, investida de infantaria e missões de eliminação de explosivos, em que, juntamente com seu trabalho similar no Iraque, possui mais de 17.000 horas de voo acumuladas. O Ministério da Defesa do Reino Unido também utiliza o T-Hawk para missões de combate no Afeganistão e treinamentos no Afeganistão e na Jordânia. O T-Hawk já está sendo testado para uso urbano pelo Departamento de Polícia de Miami-Dade.

Nota para a mídia: Os atributos de mídia do T-Hawk incluem vídeo de alta definição e imagens em alta resolução no Aerospace media center e na página do T-Hawk .

Honeywell (www.honeywell.com) é líder no desenvolvimento de diversificadas tecnologias e está listada na Fortune 100. A empresa fornece mundialmente produtos e serviços aeroespaciais; tecnologia de controle para edifícios, casas e indústrias; produtos automotivos; turbo-compressores e materiais especializados. Com sede em Morris Township, Nova Jersey, as ações da Honeywell são negociadas nas bolsas de Nova York, Londres e Chicago. [Site www.honeywellnow.com].

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