Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2011 - 09:28

AkzoNobel apresenta forte início de ano

Volume e preço fortes impulsionam aumento no faturamento de 16%, para € 3,8 bilhões. Ebitda* aumentou em 10%, para € 437 milhões. Aumento nos custos das matérias-primas sendo mitigados, com receita líquida total aumentou para € 128 milhões, de € 81 milhões no Q1 2010, ganho por ação ajustado (EPS)** subiu 38%, para € 0,72 por ação e panorama reiterado: visando aumentos de mais de 5% no faturamento e no EBITDA em 2011 – conforme ambições estratégicas

.Quadro 1 = Faturamento – aumento de 16% |.Quadro 2 = Ebitda – aumento de 10% |.Quadro 3 = Margem Ebitda (%)|.Quadro 4 = Receita líquida – aumento de 58%.

A Akzo Nobel N.V. (“AkzoNobel”) reportou um ganho de 16% na receita do primeiro trimestre deste ano (Q1), comparado com o mesmo período de 2010. O anúncio mundial feito na última quinta-feira [21/04],revela que a receita de €3,762 bilhões (Q1 2010: €3,246 bilhões) do grupo reflete um aumento de 7% nos volumes e um efeito positivo de preços de 4%.

Na receita das três Áreas de Negócios (Especialidades Químicas, Revestimentos de Performance e Tintas Decorativas) foi alcançado um crescimento de dois dígitos, impulsionado pela força continuada da empresa em mercados de alto crescimento e pela recuperação da demanda nas economias maduras.

A inflação nos preços das matérias-primas tem sido significativa. Ações de ajuste de preço e redução de custos vêm sendo feitas para mitigar tal impacto e a AkzoNobel continua confiante que será capaz de compensar tais aumentos.

O Ebitda subiu 10%, para € 437 milhões. No entanto, as margens gerais do Ebitda tiveram pequeno declínio no Q1 quando comparado a 2010, refletindo um efeito tardio das ações de ajustes de preço e margens tomadas para compensar as altas nos preços das matérias-primas. Após o Q4 2010, a margem do Ebitda aumentou de 10,4% para 11,6% conforme as ações mitigadoras foram fazendo efeito. A empresa tem um padrão sazonal onde as receitas e o lucro são menores no primeiro e quarto trimestres do ano.

CEO Hans Wijers:“Estes resultados demonstram um progresso ainda maior em direção às nossas metas estratégicas de médio prazo e da gestão da inflação atual. Estou particularmente satisfeito com o forte volume e preços que estão por trás do nosso crescimento de receita de 16%. Isso me dá confiança de que continuamos sendo capazes de manter ou melhorar nossa fatia de mercado em todo o portfólio.

Continuam havendo diferenças consideráveis na força da demanda ao longo da nossa geografia e mercados finais, mas continuamos aumentando a receita tanto nos mercados de alto crescimento quanto nos mercados já maduros no primeiro trimestre. O crescimento da nossa receita nos mercados de alto crescimento continuou sendo impressionante.

Os preços das matérias-primas continuaram subindo, conforme demonstramos no último trimestre. Ações de ajuste de preço e redução de custos vêm sendo feitas para mitigar o impacto de tal aumento e continuamos confiantes de que seremos capazes de compensar tais aumentos.

A Área de Negócio Especialidades Químicas continua registrando forte demanda e tanto a receita quanto o Ebitda cresceram substancialmente. A Área de Negócio Revestimentos de Performance teve crescimento considerável em mercados de alto crescimento e se beneficiou das aquisições feitas no ano passado. A implantação bem sucedida dos nossos produtos de Tintas Decorativas para 3.500 lojas da rede Walmart, juntamente com o forte crescimento na Ásia e na América Latina, sustentaram o desempenho desta Área”.

Panorama 2011 reiterado- A AkzoNobel espera obter ainda mais progresso em suas ambições estratégicas de médio prazo. A empresa tem como meta aumentar mais de 5% a receita e o Ebitda em 2011.

Vários investimentos significativos anunciados no primeiro trimestre de 2011 – o investimento em Papel & Celulose no Brasil, a expansão da produção do Expancel na Suécia e a nova planta de produção Bermocoll na China – contribuirão com as ambições de crescimento da empresa.

A AkzoNobel continuou apresentando progresso na sua agenda de sustentabilidade estratégica no primeiro trimestre de 2011. Na área de eco-eficiência operacional, a empresa está no caminho para alcançar a ambição geral de reduzir sua pegada em 30% até 2015. A empresa também fez melhorias no sentido da ambição apresentada de reduzir sua pegada de carbono em 25% por tonelada de produto até 2020. [www.akzonobel.com/quarterlyresults].

Perfil-A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição de destaque na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow's Answers Today™).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira