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27/04/2011 - 09:57

Givaudan amplia seu programa TasteSolutions™ Sweetness

Para ajudar as indústrias de alimentos e bebidas a atingir seus objetivos de redução de açúcar.

A Givaudan tem ampliado seu programa TasteSolutions™ Health & Wellness aumentando seus investimentos e recursos em tecnologias que possam ajudar as empresas a reduzir o teor de açúcar em seus produtos. A empresa continua a expandir seu programa de Descobrimento (Discovery) com o objetivo de encontrar e desenvolver novos ingredientes naturais de fontes botânicas e/ou biotecnológicas. A Givaudan também dispõe de várias moléculas sintéticas em projetos de desenvolvimento e conta com status GRAS (Generally Recognized as Safe) para um novo modificador de dulçor que está sendo incorporado ao seu conjunto de ingredientes atual, com o objetivo de criar soluções inovadoras em redução de açúcar.

Estas iniciativas respondem à crescente demanda por alimentos percebidos como mais saudáveis, mas que não tenham seus perfis sensoriais comprometidos. No ano passado, um desafio adicional veio à tona com o aumento significativo dos preços do açúcar e, em alguns países, já se registra a falta do produto.

“Já existia uma tendência no mercado em oferecer produtos com redução de açúcar, mas o aumento significativo do preço do açúcar no último ano fez com que as empresas acelerassem o processo de reformulação em seus produtos”, diz Mike Size, Global Head of Beverages. “Nós podemos ajudar os clientes a atenuar o aumento dos preços das matérias-primas e, ao mesmo tempo, obter o sabor e o paladar que esperam em seus produtos, utilizando as novas tecnologias Givaudan de modificadores de dulçor e mouthfeel (cremosidade). Estas tecnologias permitem reconstituir atributos perdidos com a redução de açúcar, deixando o alimento e/ou a bebida os o mais próximo possível do produto original.

Os consumidores desejam o perfil de dulçor do açúcar mesmo em produtos de baixa ou zero caloria. O investimento em tecnologia de aromas tem permitido à Givaudan desenvolver seu programa TasteSolutions™. A empresa oferece perfis sensorialmente equilibrados para produtos de baixa ou zero caloria que são natural ou artificialmente adoçados, trabalhando com potencializadores de dulçor, ao mesmo tempo que mascara as off-notes (notas indesejadas) e melhora o perfil sensorial, de modo a aumentar a aceitação por parte dos consumidores. Para os consumidores que preferem ingredientes naturais, o desafio de mascarar as off-notes do extrato de Stevia (Reb-A) pode ser trabalhado da mesma forma.

Além disso, a Givaundan desenvolveu uma profunda compreensão sensorial dos adoçantes de alta intensidade, normalmente utilizados para substituir o açúcar. Internacionalmente, a empresa utiliza painéis com provadores treinados e, comprovadamente, sensíveis aos edulcorantes de alta intensidade, inclusive Reb-A, sucralose e todos os mais importantes edulcorantes que contribuem para o entendimento da percepção dos consumidores. Os painéis sensoriais também ajudam a Givaudan a validar a eficácia dos ingredientes e dos aromas que utiliza.

A partir desse trabalho, a Givaudan desenvolveu sua própria linguagem sensorial, Sense It™ Sweet, que abrange odor, sabor e mouthfeel. Sense It™ Sweet descreve os diferentes sabores que caracterizam os edulcorantes nas diferentes aplicações da indústria de alimentos. Além disso, ajuda a orientar os aromistas da Givaudan na criação de novas soluções para o dulçor. Com esse conhecimento sensorial, a companhia traçou as “Curvas de Dulçor” (de propriedade Givaudan), que demonstram visualmente as mudanças em percepção de dulçor ao longo do tempo.

"Alcançar os níveis desejáveis de dulçor não significa simplesmente substituir ou reduzir o açúcar", diz Minerva Calatayud, Global Product Manager, Sweet Goods and Dairy. "Os clientes podem contar com a Givaudan para otimizar as características sensoriais dos produtos com teor reduzido de açúcar, seja intensificando o dulçor, reconstituindo o “corpo”, ou mascarando as off-notes. Os especialistas em aplicações da Givaudan também realizam testes para garantir que as soluções suportem os processos de fabricação, assim como a estabilidade durante a vida útil do produto acabado.

Com a combinação da criação de aromas, tecnologia de aplicações e recursos científicos, a Givaudan criou soluções para aplicações em produtos com teor de açúcar reduzido em vários seguimentos, como bebidas, bebidas lácteas, iogurtes, sorvetes, cereais e produtos para panificação.

Perfil-Givaudan Aromas é um importante parceiro para as principais empresas de alimentos e bebidas do mundo. A empresa combina sua experiência global em entendimento e análise sensorial com inovação alinhada às expectativas do consumidor. Por isso, a Givaudan consegue atender a seus clientes com aplicações únicas e exclusivas que abrem novas oportunidades no mercado. Do conceito às gôndolas dos supermercados ou restaurantes tipo fast food, a Givaudan trabalha com empresas de alimentos no desenvolvimento dos aromas de produtos líderes de mercado nos cinco continentes.

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