Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2007 - 10:01

Programa EMC Academy é adotado pela Fundação Bradesco

A instituição de ensino agregará à grade curricular cursos que envolvem armazenamento, gerenciamento, virtualização e segurança dos dados para atender ao rápido crescimento do mercado.

São Paulo (SP) – A EMC, líder mundial em gerenciamento e armazenamento de informação, acaba de fechar o Programa EMC Academy com a Fundação Bradesco. O programa, lançado mundialmente em 2006, já foi adotado na Índia, Estados Unidos, China, Irlanda, México e Rússia. No Brasil, o contrato obedecerá às regras da legislação em que todo o material deve ser traduzido para o português para ser apresentado aos alunos das instituições que aderirem.

“O EMC Academy é uma iniciativa para preencher uma lacuna que existe no setor de Tecnologia da Informação para o que existe de melhor do conhecimento em armazenamento de dados. Neste programa a EMC é parceira com as melhores instituições de ensino mundiais para formar profissionais de altíssimo nível no segmento de armazenamento de dados em TI”, explica Raphael Soeiro, Consultor de Treinamento da EMC Brasil.

Segundo Soeiro, o volume de informações que cresce rapidamente, abre extrema necessidade de profissionais com experiência para lidar com o armazenamento e gerenciamento dos dados. Recentemente, a EMC encomendou um estudo para o IDC, sobre o volume de informações que trafegam no mundo. O estudo apontou que somente em 2006 foram produzidos 11 Exabytes de dados no mundo inteiro, o que equivale a mais de 161 bilhões de Gibabytes que, se fossem empilhados, equivaleriam à 12 pilhas enfileiradas, cada um com 150 milhões de quilômetros de altura, a mesma distância ente a Terra e o Sol. A pesquisa mostrou ainda que em 2010 serão 988 Exabytes de informações digitais que deverão surgir.

“Hoje, não há universidades que tenham cursos específicos. Esta preocupação fez com que a EMC tivesse a iniciativa e disponibilizasse aos cursos universitários uma grade específica”, explica. “O curso não apresenta soluções da EMC e sim trata da tecnologia de armazenamento e gerenciamento em si, podendo formar especialistas prontos para trabalhar em quaisquer empresas da área. “O objetivo do curso é dar subsídios para que o profissional saiba escolher as soluções mais adequadas a cada tipo de necessidade de seu cliente quando estiver atuando no mercado”, explica o executivo da EMC Brasil.

Além da doação do material didáticos para as instituições, a EMC também treina os professores e os avalia para que estejam capacitados à transmitir adequadamente o conhecimento aos alunos.

Os cursos avançados expõem sobre conceitos de gerenciamento e planejamento de arquiteturas SAN (Storage Area Network) e Virtualização, além de disponibilidade de backup de informação, recuperação, replicação local e replicação remota. As atividades do curso incluem desenvolvimento e gerenciamento altamente complexos em infraestruturas disponíveis em armazenamento em rede, em forma de Estudos de Casos. O estudante de Tecnologia da Informação também adquirirá conhecimento básico para incluir a utilização da tecnologia de armazenamento através do tradicional trabalho de rede, OS, aplicações e tópicos de banco de dados.

A EMC também criou um programa de certificação relacionado a estes cursos, com níveis Básico, Especialista e Expert. Todos os cursos têm provas do tipo simulado que podem ser feitas através do próprio Website da EMC. Se o aluno desejar tornar-se certificado, pode dirigir-se até um Centro Certificador Prometric ou Vue, localizados em diversas regiões do Brasil e do mundo.

O contrato com a Fundação Bradesco, fechado no dia 16 de maio, vai oferecer a certificação em Armazenamento para os alunos do curso técnico em informática das escolas de Osasco, Campinas e Rio de Janeiro. O curso técnico em informática será oferecido aos alunos que concluírem o ensino médio e optarem por obter uma especialização antes de prosseguirem os estudos no ensino superior e tem duração de 1000 horas.

“O curso de especialização em Armazenamento fará parte do módulo de redes de computadores e permitirá que os alunos tenham um diferencial competitivo no mercado de trabalho. O curso será oferecido no 2º semestre, após a qualificação dos Instrutores da Fundação Bradesco”, explica Nivaldo Marcusso, Gerente de Tecnologia da Fundação Bradesco. A parceria com a EMC também contemplará a implantação de uma célula do Bradesco Instituto de Tecnologia (BIT), para pesquisa e desenvolvimento de aplicações de armazenamento , virtualização e segurança de dados.

Perfil da EMC - A EMC Corporation (NYSE: EMC) é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de teccnologia de infra-estrutura da informação e soluções que permitem que empresas de todos os tamanhos transformem a maneira como competem e criam valor a partir de seus dados. Site www.emc2.com.br ou pelo telefone 0800-55-3622.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira