Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2007 - 10:07

“O Assassinato de WIlhelm Reich”


O médico Wilhelm Reich (1897 -1957) construiu um verdadeiro edifício de conhecimento acerca do funcionamento do ser humano, iniciando seus trabalhos no campo da sexualidade quando estudou o orgasmo e suas relações com a neurose e a sociedade, tornando-se, em conseqüência, alvo de ataques moralistas, ridicularizações e difamações.

Teve uma história familiar conturbada agravada pelo suicídio de sua mãe; participou da I Grande Guerra Mundial e, como médico, tornou-se neuro-psiquiatra filiado à Sociedade Psicanalítica de Viena, da qual seria expulso futuramente, inclusive, por não renunciar ao ativismo político, uma de suas marcas.

Com seu discurso sempre firme e apaixonado, a voz polêmica de Reich chega ao nosso tempo tratando de temas delicados como a sexualidade de crianças e adolescentes, orgasmo e educação.

A estréia deste monólogo, inscrito e dirigido pelo também médico Marcos Davi e interpretado pelo ator Marcelo Reis acontece no ano que o desejo testamentário do próprio Reich deve vir a público, contendo parte de sua contribuição científica em psicologia, biofísica e ecologia impedidas de divulgação nos últimos 50 anos. * “Amor, trabalho e conhecimento são as fontes de nossa vida; deveriam também governá-la”.

“O Assassinato de WIlhelm Reich”, Direção e Dramaturgia: Marcos Davi | Atuação: Marcelo Reis Sinopse: Wilhelm Reich encontra-se num aposento lúgubre. Introspectivo, passa a sentir-se observado. Como se ouvisse vozes, inicia um monólogo que começa por questionar os motivos de sua prisão. Relembra sua infância e adolescência conturbadas, sua relação com a psicanálise, o rompimento com Freud e as fugas dos países em que viveu para escapar das perseguições fascista e nazista; recorda-se de seus contemporâneos e tenta compreender a inaceitação de suas idéias pela burguesia. Diante de sua trajetória, pressente a sua morte e faz um paralelo entre o seu destino e o de outras pessoas que vivem ou viveram perseguidas por causa de suas idéias; relembra as denúncias que fez em “O Assassinato de Cristo” e enfatiza a praga emocional que assola a humanidade.

Estréia: 03 de agosto, com temporada até o dia 30 de setembro, sextas-feiras e sábados às 21h30m domingos às 20h30m, no Teatro Ruth Escobar - Sala Miriam Muniz, Rua dos Ingleses, 209, São Paulo – SP. Telefone: 3289-2358, capacidade para 59 lugares e duração de 70 minutos. Censura: 14 anos. Os ingressos a R$ 10,00, on line pelo www.ingresso.com.br | www.apetesp.org.br

Marcos Davi, diretor _ Formou em Medicina em 1993 e especializou-se em Clínica Geral e Infectologia; obteve título de Mestre pela Escola Paulista de Medicina (2001), além de trabalhar como Coordenador de Unidade Básica de Saúde e Assessor Técnico de Saúde na região de M’Boi Mirim em São Paulo, com ênfase na Estratégia Saúde da Família. Estagiou no Laboratório de AIDS pediátrico do North Shore University Hospital – New York University – NY, EUA onde também foi premiado pela Conferência Internacional de Retrovírus em Chicago – Ilinois, EUA. É Psicoterapeuta Corporal Neo-Reicheano, tendo concluído sua formação pelo Instituto Lúmen de São Paulo. Interessado nos aspectos corporais nas artes, principalmente no teatro, é autor do Projeto “Conscientização Corporal para Atores e Atrizes”, em fase de construção, além das atividades de consultório. Vem se aprofundado em dramaturgia através da autoria do monólogo “O Assassinato de Wilhelm Reich”, vencedor do PAC 22 – SES/SP em 2006. Paralelamente, dedica-se à pintura sob orientação da Profª Vera Martins nos últimos quatro anos.

Marcelo Reis, ator - Formado pela Escola de Comunicações e Artes CAC/ECA/USP, em 1993; bacharel em Letras formado pela Unincor – Universidade de Três Corações – MG, em 1986 e integrante da Cia São Jorge de Variedades desde 2000.

“O Assassinato de Wilhelm Reich”, com texto e direção Marcos Davi, no elenco Marcelo Reis | Criação de Luz - Taty Kanter | Figurino - Mário Mantovani | Projeto Gráfico - Sato | Fotografia -Nilber.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira