Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2011 - 10:54

Campanha de vacinação 2011

Redes sociais do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos trazem informações e dicas sobre vacinação e gripe.

São Paulo, - O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos aproveita o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença, além de orientar quanto a importância da imunização por meio das vacinas.

A campanha acontece entre os dias 25 de abril e 13 de maio e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 23,7 milhões de pessoas consideradas prioritárias. Este ano a dose vai imunizar ao mesmo tempo contra o vírus da gripe comum e o da gripe H1N1. “A vacina deve ser aplicada um ou dois meses antes do inverno, para que durante o período de maior transmissão a população esteja protegida”, explica o infectologista do hospital Artur Timerman.

O Centro de Vacinação do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos disponibiliza tanto as vacinas do calendário nacional – inclusive a que imuniza contra a gripe comum e a gripe H1N1 – quanto as principais vacinas para crianças, adultos, gestantes e idosos. O Centro de Vacinação funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. Os preços variam de acordo com cada vacina.

As dicas preparadas pela equipe de infectologia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos estão disponíveis no site do hospital (www.hpev.com.br) e também estão sendo postadas no Twitter (www.twitter.com/Hospital_EV) e no Facebook (www.facebook.com/Hospital.EV).

As principais dúvidas sobre a gripe e a vacinação: . Gripe merece atenção! A gripe pode levar a complicações como sinusites, otites, pneumonia e até a morte.

.Sintomas da gripe! Causada pelo vírus Influenza, a gripe tem como sintomas febre alta, fraqueza, dores no corpo, tosse, mal-estar. A pessoa fica doente por até duas semanas.

. Resfriado não é gripe! O resfriado é gerado por vírus diferentes do da gripe e apresenta sintomas mais leves como coriza, discreto mal-estar e a febre não é frequente.

. O vírus da gripe é transmitido através da tosse, espirro ou durante a conversa. A contaminação pode ocorrer por via respiratória ou por meio do contato com locais infectados, como corrimões e apertos de mão.

.Medidas simples como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel após contato com superfícies, depois de espirrar e tossir, podem prevenir a contaminação com o Influenza.

. Espirrar e tossir contra o braço (e não na mão) ou em lenços descartáveis, também ajuda a evitar a gripe.

. A vacina contra gripe protege em até 90% e qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomá-la. Leva cerca de duas semanas para o vacinado ficar protegido. A vacina tem duração de um ano.

. É importante destacar que a vacina não causa a gripe, já que é constituída de vírus mortos. Porém é suficiente para provocar uma reação do organismo, que acaba produzindo uma defesa contra a doença.

. Por ser específica contra o vírus Influenza, esta vacina não protege contra vírus causadores de outras doenças respiratórias, mesmo que os sintomas, às vezes, sejam parecidos.

.No dia da vacinação e no dia seguinte é importante consumir alimentos leves, beber muita água e evitar atividades físicas.

.Em casos de mal estar, o tratamento dos sintomas é suficiente. Paracetamol é o medicamento mais indicado.

.Alérgicos a ovos não devem tomar as vacinas contra gripe comum e a H1N1, pois ambas são produzidas após inoculação do vírus em ovo e contêm proteínas derivadas do ovo em seu conteúdo.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). [www.hpev.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira