Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2011 - 12:07

Abençoado por Deus

Você tem alguma dúvida de que somos um país abençoado por Deus? O compositor Jorge Ben Jor foi muito feliz ao compor a música “País Tropical”. Refiro-me especialmente ao trecho que diz: “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza...”.

Somos um país que cresce diante de crises, impostos iníquos, juros nas alturas, logística ineficiente, infraestrutura precária e tudo mais. Somos no mínimo um país muito interessante, pois fala-se em escassez de bens e somos ricos em recursos naturais. Fala-se em sucateamento da indústria nacional e somos exemplos para o mundo na indústria aeronáutica, com a Embraer nos enchendo de orgulho. Fala-se no fim do petróleo e descobrimos o pré-sal com reservas estimadas em 15 bilhões de barris.

Fala-se em problemas ambientais, aquecimento global e emissão de CO2 na atmosfera, surgimos com o Etanol e nos tornamos um dos quatro países do mundo a conseguir os melhores índices de emissões de gases nocivos. Fala-se em “apagão de mão de obra” e empresas gigantes como a Foxconn, anunciam aqui investimentos da ordem de 12 bilhões e criação de milhares de empregos.

Fala-se em “apagão da economia” e nos tornamos a oitava economia do planeta. Fala-se que não somos bons em política externa, somos visitados e elogiados pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama e, de sobra, a nossa presidente Dilma Rousseff é incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do ano, pela revista norte-americana “Time”.

Aumentam-se as taxas de juros, restringe-se o crédito, eleva-se a carga tributária e retira 1,8 trilhões da economia e o país se torna o quinto maior mercado automobilístico do planeta. Pegando emprestado o termo cunhado pelo ex-presidente Lula, “nunca antes neste país” tivemos tantas boas notícias apesar de previsões contrárias.

Mas, será sempre assim? Pode ser que sim ou não. Porém, na última semana, vivi uma experiência que me levou a refletir sobre a máxima de que somos um país abençoado por Deus. Isto porque tenho a sensação de que por aqui, as coisas acontecem, mesmo quando técnicas e conceitos são ignorados.

Passei dois dias em São Paulo para visitar algumas marcas de carros que chegaram nos últimos dois anos. Com um amigo, visitei algumas empresas para conhecer os veículos e fazer test-drive. Naturalmente, buscava avaliar o desempenho, dirigibilidade e a suas qualidades.

Pasmem, mas nas quatro visitas que realizamos, fizemos test-drive (em duas ficaram com a xerox da habilitação do motorista), mas o vendedor sequer anotou os nossos dados (telefone ou email, por exemplo) para futuros contatos. Das quatro visitas, apenas um, nos forneceu um catálogo do carro e o cartão de visita, mesmo assim, porque solicitamos material promocional.

Dizer o que? É continuar investindo milhões em campanha de marketing e deixar que o cliente compre quando e onde bem desejar. Estava me esquecendo, as vendas de carros continuam a bater recordes por aqui. Somos ou não um país abençoado por Deus e que vence por natureza?

Pense nisso, ótima semana e que Deus continue nos abençoando.

.Por: Evaldo Costa, Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil|Site: www.carroeletriconews.blogspot..com|Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira