Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2011 - 10:51

Comitiva argentina visita Sorocaba para fomentar acordos na área de petróleo e gás

Delegação, composta por empresários e representantes de Câmaras Setoriais da Argentina, visitou a Jaraguá e CIESP Sorocaba.

Uma delegação de 20 pessoas, representando mais de 400 empresas dos setores de petróleo e gás, metal-mecânica e mineração, liderada pelo representante da Fundação Pró Mendoza (província argentina) no Brasil, Pedro Rearte, esteve no dia 27 de abril (quarta-feira), na região para conhecer a empresa Jaraguá, que fornece equipamentos de alta tecnologia utilizados nas diferentes fases do processo de transformação do petróleo em combustível. Antes, a comitiva já havia estado nas sedes da FIESP – CIESP em São Paulo, em reunião que contou com a presença do governador da província de Mendoza, Celso Alejandro Jaque e o ministro de Produção Raúl Mercau.

Segundo o primeiro vice-diretor da regional do CIESP Sorocaba, as entidades estão articulando acordos entre as empresas dos dois países em prol da integração produtiva na área de petróleo e gás, com objetivo de concretizar parcerias ou joint ventures, agregando a capacidade das companhias brasileiras à expertise e tecnologia do país vizinho em máquinas e insumos para a cadeia petrolífera. “Sorocaba foi escolhida para receber essa comitiva em virtude da nossa vocação para o setor metal-mecânica. Esse primeiro encontro foi muito importante para estreitar o relacionamento. Hoje vivemos em um mundo globalizado e esse intercâmbio é fundamental”, ressalta Syllos.

Para ilustrar a importância do mercado que se abre com a exploração do pré-sal para o país vizinho, o diretor do CIESP Sorocaba lembra que a Petrobrás possui uma meta de produção de 3,9 milhões de barris de petróleo/dia em 2020 e estima que as futuras parcerias com empresas argentinas possam atingir 10% da capacidade de investimento da estatal, que é de R$ 240 bilhões nos próximos anos.

Segundo Pedro Rearte, representante da Fundação Pró-Mendoza no Brasil, esse trabalho de aproximação entre o estado de São Paulo e a província de Mendoza vem sendo desenvolvido desde 2005 e com a forte participação do CIESP/FIESP foi estabelecido o primeiro acordo bilateral entre dois estados. “Ficamos muito surpresos e ao mesmo tempo alegres com a visita, pois pudemos perceber o grande potencial de negócios que existe. Nossa ideia é de fazer parcerias e participar de consórcios com empresas brasileiras para participar de licitações no Brasil”, afirma.

Apesar dos muitos desafios a serem vencidos, como por exemplo, ampliar a capacidade produtiva de setores altamente competitivos, desenvolver concorrência em setores de média competição, incentivar a associação entre companhias nacionais e internacionais e a instalação de empresas estrangeiras no Brasil, para transferência de tecnologia, a visita foi considerada um passo importante para a formalização do acordo.

Potencial argentino- Mendoza se destaca por ser o terceiro maior produtor nacional de petróleo e abrigar a segunda maior refinaria da Argentina, depois de La Plata. Controlado pela espanhola Repsol, o polo processa 200 mil barris/dia na localidade de Luján de Cuyo.

Em dezembro do ano passado, o CIESP chefiou uma missão brasileira à província de Mendoza e cumpriu uma agenda de rodadas de negócios para buscar afinidades comerciais e oportunidades de parcerias no setor.

Na ocasião, o ministro Raúl Mercau anunciou que a brasileira Vale investirá US$ 4 bilhões na província, em um projeto de extração de sal de potássio que deverá gerar quatro mil empregos nos próximos três anos. [www.ciespsorocaba.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira