Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2011 - 12:14

Eletrosul quer avançar nas pesquisas para produção de energia solar

Proposta é desenvolver tecnologia para produzir painéis fotovoltaicos 100% nacionais.

Representantes do Ministério das Minas e Energia, Ministério da Ciência e Tecnologia e de universidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 9 horas, no auditório da sede da Eletrosul, em Florianópolis, da mesa redonda “Geração Fotovoltaica: Desafios e Perspectivas”, organizada pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (DPE) da estatal. A ideia é debater o encaminhamento das pesquisas na área de geração fotovoltaica, sistema no qual a radiação solar é convertida em energia elétrica.

O diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, fará a abertura do evento. Na sequência, estão programadas as palestras do coordenador-geral de Fontes Alternativas do MME, Roberto Meira Jr., e do Coordenador de Tecnologia e Inovação em Energia, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Eduardo Soriano. Haverá, ainda, outras cinco apresentações de projetos de universidades.

Depois de participar da produção das primeiras placas fotovoltaicas nacionais – que transformam energia solar em elétrica -, o DPE pretende, agora, avançar nas pesquisas para processar o silício - matéria-prima usada na fabricação das células fotoelétricas. A ideia, ainda embrionária, é continuidade dos investimentos que a estatal tem feito em fontes alternativas de geração de energia limpa e sustentável. A intenção é deixar de depender do produto importado.

No evento desta sexta-feira, serão apresentados e debatidos projetos, já desenvolvidos ou em andamento, para poder avaliar se as linhas de pesquisa da Eletrosul e parceiros estão em sintonia com o planejamento e expectativas dos órgãos federais em relação ao desenvolvimento de alternativas para diversificar a matriz energética brasileira.

Das discussões, pretende-se elaborar um documento que deverá nortear os próximos passos das pesquisas para a geração fotovoltaica.

A Eletrosul vem se firmando como referência na geração de energias alternativas. Será a primeira estatal brasileira a gerar e comercializar energia elétrica obtida a partir do aproveitamento dos raios solares com o projeto Megawatt Solar.

.Programação: 09 às 9h30 - Abertura - diretor de Engenharia da Eletrosul - Ronaldo Custódio |9h30 às 10 horas - Palestra MME - Roberto Meira Jr.| 10 às 10h30 - Palestra MCT - Engº Eduardo Soriano.

10h45 às 11h15 - Palestra CEPEL - Pesquisador Marco Antonio Galdino | 11h15 às 12 horas - Palestra UFSC/IDEAL - Prof. Dr. Ricardo Ruther| 12h15h às 14 horas - Intervalo almoço | 14 às 14h45 - Palestra PUC - Prof. Dr. Adriano Moehlecke e Profa. Dra. Izete Zanesco | 15 às 15h30 - Palestra FURG - Prof. Dr. Magno Pinto Collares | 15h45 às 16h15 - Palestra UFSC - Prof. Dr. Humberto Gracher Riella | 16h30h às 16h45 – Considerações finais.

Mesa redonda Geração Fotovoltaica: Desafios e Perspectivas, no dia 29 de abril, das 9 horas às 16h45, no Auditório da Eletrosul (Rua Deputado Edu Vieira, 999 – Pantanal).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira