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30/04/2011 - 10:48

Rolls-Royce amplia serviços de reparo e revisões de turbinas a gás no Brasil


Mais de 30 turbinas RB211 estão em operação no país, a maioria instalada em plataformas offshore da Petrobras.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, anuncia sua intenção de fornecer serviços de reparo e revisão das turbinas industriais a gás RB211, na sua unidade de serviços de turbinas aeronáuticas em São Bernardo do Campo, São Paulo.

A nova instalação de serviço, que deverá estar operacional até o final de 2012, será fornecida pela Rolls-Wood Group, tradicional joint venture de reparo e revisão entre a Rolls-Royce e Wood Group.

Os investimentos da Rolls-Royce no Brasil, em um total de 120 milhões de dólares a partir deste ano, irão substituir importações de equipamentos e serviços no valor de US$ 1,5 bilhão ao longo da próxima década.

Tony Ruegger, vice-presidente executivo de Petróleo e Gás da Rolls-Royce, disse: “Seguindo-se ao nosso anúncio em fevereiro último sobre planos para construir uma nova instalação de montagem e teste de turbinas industriais a gás no Brasil, este mais recente anúncio continua a destacar o compromisso da Rolls-Royce para expandir e investir em nossas capacitações para o importante mercado brasileiro de energia”.

Mark Papworth, CEO do Wood Group GTS, acrescentou: “Esse novo serviço ampliará o nível de suporte ao cliente para operadores do RB211 industrial no Brasil, que serão capazes de acessar serviços de manutenção de classe mundial para a indústria da Rolls-Royce – líder na tecnologia de turbina a gás”.

Os negócios da Rolls-Royce no Brasil vêm crescendo significativamente e, atualmente, a empresa emprega 500 funcionários distribuídos em três principais instalações no país. A tecnologia avançada em turbinas a gás do Grupo fornece energia para plataformas offshore responsáveis por mais de 35% do total de produção de petróleo e gás no Brasil. Em cada um dos últimos cinco anos, a Rolls-Royce faturou aproximadamente US$ 700 milhões na América do Sul, a maior parte originária do Brasil.

Atualmente, mais de 30 turbinas industriais a gás RB211 operam no Brasil, a maioria instalada em aplicações offshore para a Petrobras. Com o forte potencial para instalações adicionais do RB211, à medida que a Petrobras expande suas operações offshore, essa nova unidade de serviços objetiva fornecer suporte de reparo e revisões no país para todos os geradores a gás RB211 que venham a ser acrescentados à frota brasileira no futuro.

A Rolls-Royce foi o primeiro fabricante de turbinas industriais a gás aero-derivadas a oferecer serviços de reparos e revisões no Brasil, iniciando com os geradores industriais a gás Avon há mais de uma década.

Perfil-Há mais de 600 motores aeronáuticos da Rolls-Royce operando no Brasil, principalmente em aeronaves de asa fixa, e mais de mil motores impulsionando helicópteros.

Em 1958, a Rolls-Royce inaugurou sua instalação de manutenção e revisão de motores aeronáuticos em São Bernardo do Campo, São Paulo. Atualmente, a Rolls-Royce Brasil Limitada emprega 350 funcionários e é o centro das atividades de aviação da Rolls-Royce na região. É também a base de revisão de turbinas a gás Avon utilizadas para gerar energia para as plataformas offshore Pargo e P-18 da Petrobras.

A Rolls-Royce recebeu pela primeira vez encomendas da Petrobras de pacotes de turbinas a gás RB211 em janeiro de 2001, quando oito unidades foram escolhidas para as embarcações FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) P-43 e P-48.

Em 2003, mais quatro foram encomendadas para a P-52, e em 2004 outras sete foram escolhidas para as plataformas P-51 e PRA-1. Um ano depois, quatro foram encomendadas para a estrutura offshore P-53.

Em 2007, a Petrobras encomendou pacotes de geração acionados por quatro RB211 adicionais para a plataforma semi-submersível P-56. Também em 2007, três pacotes de geração de energia RB211 foram encomendados para a nova estação de recebimento e tratamento de gás da Petrobras, em Caraguatatuba.

A Rolls-Royce é um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas e serviços de energia para uso em terra, mar e ar, e estabeleceu uma posição forte em mercados globais - aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia. Como resultado dessa estratégia, a empresa tem atualmente uma ampla base de clientes que inclui mais de 500 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.500 clientes marítimos, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países, com uma base instalada de 54.000 turbinas a gás.

A receita anual foi de £10,8 bilhões em 2010, dos quais cerca de metade é proveniente do fornecimento de serviços. A carteira de encomendas firmes e anunciadas estava em £59,2 bilhões em 31 de dezembro de 2010, resultando em boas perspectivas para os futuros níveis de atividade.

A Rolls-Royce emprega 39.000 funcionários treinados em escritórios, instalações fabris e de serviços, em mais de 50 países. Desses, mais de 11.000 são engenheiros.

Em 2010, a Rolls-Royce investiu £923 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais os aspectos ambientais de seus produtos, em particular a redução de emissões. A Rolls-Royce dá suporte a uma rede global de 28 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

O Grupo tem um forte compromisso com o recrutamento de aprendizes e graduados, e em desenvolver a qualificação dos empregados. [www.rolls-royce.com]

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