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Rpost desembarca no Brasil e estima faturar R$ 3 mi, ainda em 2006

A RPost abre subsidiária no País e lança o único serviço de registro de e-mail com acreditação jurídica; total de privacidade – não armazena cópias – e válido mundialmente.

A RPost, multinacional norte-americana que detém tecnologia exclusiva de e-mail com acreditação jurídica segundo os marcos regulatórios mundiais, abre subsidiária no Brasil. A empresa, que tem 4 milhões de usuários no mundo e mais de 100 mil advogados cadastrados em sua base, investiu R$ 2,5 milhões e espera faturar R$ 3 mi, ainda este ano. No País, a empresa espera fazer 150 mil usuários por ano, representando cerca de 400 grandes corporações.

A subsidiária, chamada de RPost Brasil, lança um sistema avançado de registro que confere valor jurídico às mensagens eletrônicas, permitindo que sejam usadas como prova nos tribunais, o E-mail Registrado®. Sua chancela eletrônica é especialmente interessante para grandes usuários por não ter que recolher uma cópia da mensagem, mas apenas uma espécie de "digital" criptográfica única, inviolável e de autenticidade tecnicamente inequívoca. Para se ter uma idéia, tribunais do mundo inteiro vêm aceitando esta credencial como prova, bem como organismos ligados a Bancos, Cartórios, Governo etc.

O serviço é o único com validade internacional, seguindo padrões definidos pelas normas de Assinatura Eletrônica - ESIGN e pela Legislação Uniforme de Transações Eletrônicas - UETA. De acordo com Fernando Neves, presidente da RPost Brasil, o modelo não requer a gravação de cópias das mensagens, provendo total garantia de privacidade. "Isso não acontece com os serviços disponíveis no mercado que gravam e armazenam cópias dos e-mails enviados, expondo o usuário à quebra de sigilo, além de não oferecer respaldo comprobatório válido mundialmente”, avalia.

Entre os benefícios do E-mail Registrado, destaca-se a proteção do remetente nos casos onde o envio, o conteúdo da mensagem ou ainda a data e hora podem ser postos em dúvida, uma vez que os interlocutores das mensagens eletrônicas podem negar o seu recebimento; informações contidas nelas ou, até, manipularem o conteúdo original, o que - sem a proteção do serviço da RPost - pode ser feito facilmente. "O E-mail Registrado® acopla mecanismos eficientes para atestar a autenticidade sobre a autoria, o conteúdo (corpo do e-mail e anexos), data, hora de envio e de recebimento, para que tenham valor de prova jurídica", explica.

Além disso, é fácil de usar e de instalar; é acessível a todo e qualquer tamanho de empresa e pode ser configurado para que os avisos cheguem em diversos idiomas. Seu formato é eficiente e extremamente econômico para enviar mensagens registradas, especialmente em transações importantes realizadas por e-mail, em que assegura sua validade jurídica. "Atualmente, em disputas judiciais que envolvem mensagens de e-mail, as empresas utilizam perícias forenses dos logs dos servidores, e outras evidências, que além de caras, são demoradas e incompletas, uma vez que algumas informações podem não estar disponíveis e já que não possibilitam que seja determinado o conteúdo da mensagem originalmente enviada", menciona Neves.

O funcionamento do E-mail Registrado® é intuitivo. Sempre que se envia um e-mail, a RPost encaminha ao remetente um Recibo Registrado®, com todas as informações para prover as evidências legais da transação. Além disso, o sistema está sincronizado com o UTC (Tempo Universal Coordenado), que comprova os horários de envio, recebimento e de abertura do e-mail pelo destinatário. Conta ainda com o serviço de Resposta Registrada®, que documenta propostas e registra acordos entre as partes e, após a entrega, gera um protocolo - uma espécie de AR Digital, que é o Recibo Registrado: a evidência eletrônica do acordo. Permite, ainda, solicitar um Recibo de Autenticação®, bastando encaminhar o Recibo Registrado® para [email protected], que cria uma impressão digital única para cada componente, autenticando seu conteúdo.

A comercialização do RPost está sendo realizada por uma rede credenciada de revendas e por alianças estratégicas. O preço é composto por software + serviço, ou apenas serviço. "Além das revendas estaremos realizando um trabalho muito forte com associações de empresas e entidades de classe - de forma a promover o serviço junto a profissionais da área de direito e financeira", finaliza Neves.

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