Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2007 - 09:07

ABDI amplia rede de política industrial no Brasil

Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Mato Grosso passarão a integrar a Rede Nacional de Agentes de Política Industrial, que já integra 3 mil agentes em 14 estados do País.

A partir de agosto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) irá ampliar a Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi) no País. Por meio do Seminário Renapi, etapa inicial na formação da Rede nos Estados, a ABDI reúne empreendedores, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de instituições empresariais e industriais, universidades, fundações de amparo à pesquisa, institutos de pesquisa, consultores, dentre outros profissionais interessados no tema do desenvolvimento e inovação, bem como na utilização dos instrumentos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

Iniciados em 2006, foram realizadas, até o momento, 14 edições dos Seminários Renapi nos estados, contabilizando um público de, aproximadamente, 3 mil participantes. Os Seminários Renapi ocorreram no Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os próximos estados a integrarem a Renapi, no mês de agosto, serão Alagoas (7 e 8) e Sergipe (21 e 22); e, em setembro, Rio Grande do Norte (4 e 5) e Mato Grosso (27 e 28), em eventos gratuitos realizados nas capitais. A meta é chegar até 2008 com mais de 5 mil agentes mobilizados nos 27 estados brasileiros.

Os Seminários são o primeiro contato do estado com a Renapi, iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe (Cepal/ONU), CNI/IEL, BNDES, Finep, INPI, Sebrae e APEX-Brasil, com o apoio de entidades locais ligadas à indústria. Na Região Nordeste, conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).

A Rede atua na disseminação da cultura de inovação e do desenvolvimento industrial nos estados e municípios, aproximando agentes públicos e privados, difundindo os instrumentos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e promovendo a capacitação em seus temas correlatos.

A partir do Seminário, segue-se uma série de ações conjuntas - ABDI e parceiros - a fim de fortalecer o marco institucional de apoio e promoção do desenvolvimento industrial dos estados. Dentre outras, estão planejadas a disponibilização de um ambiente colaborativo virtual de troca de experiências, discussões, proposições e atualização sobre o tema e, ainda, cursos de capacitação para agentes disseminadores, comprometidos com a replicação dos conhecimentos em sua região. Planejados, ainda, cursos de capacitação a agentes disseminadores, comprometidos com a replicação dos conhecimentos em sua região.

Para o responsável pelo projeto na ABDI, Erasmo Gomes, o Seminário apresenta ao estado possibilidades de incentivo ao crescimento local, por meio da utilização de instrumentos federais e regionais disponíveis. “Onde buscar os incentivos e como se beneficiar deles é o que pretendemos expor aos agentes. Há mais de 180 linhas de incentivo no País, algumas pouco exploradas. É fundamental que as informações tornem-se conhecimento e desenvolvimento nas mãos destes agentes”, garante.

ABDI - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, instituída em dezembro de 2004, tem como missão promover o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. O principal enfoque da ABDI está nas diretrizes e estratégias estabelecidas pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), da qual é coordenadora, articuladora e promotora. | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira