Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2011 - 09:33

Cedae será a fornecedora de água de reuso para o Comperj


Acordo do Estado com a Petrobras representa maior projeto de água de reuso do mundo.

O Governo do Estado, através da Cedae, e a Petrobras assinaram no dia 03 de maio (terça-feira), no Palácio Guanabara, contrato preliminar para fornecimento de água industrial ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O projeto vai garantir a oferta de 1.500 litros por segundo de água de reuso para as operações futuras do Comperj.

- Quando a Petrobras iniciou o Comperj, havia um temor em relação ao consumo de água na região. Entretanto, através dessa parceria público-privada vamos garantir água para projeto sem prejudicar a população do entorno. Este é o maior projeto de reuso de água industrial do mundo – destacou o governador Sérgio Cabral.

A água de reuso para o Comperj será produzida a partir do esgoto tratado pela Estação Alegria, no Caju, onde será construída uma “Unidade de Tratamento Terciário”, que produzirá a água industrial para o complexo petroquímico. Hoje a ETE Alegria, no trato secundário, já retira 98% da carga orgânica do esgoto recebido.

- O projeto já nasce com potencial de ampliação tendo em vista novas demandas industriais que possam vir a aparecer na região, impulsionadas pelo Comperj – ressaltou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O modelo consiste em transportar até a refinaria a água tratada na Estação de Alegria por meio de adutora de cerca de 50km de extensão, que atravessará a Baía de Guanabara, o que representa um ganho ambiental e uma referência internacional em termos de reaproveitamento de recursos hídricos.

- Esta parceira público-privada tem como característica básica preservar o bem valioso, a água. Afinal, estamos usando água oriunda de tratamento de esgoto e não água potável, cujo montante envolvido no projeto poderia abastecer 750 mil pessoas – frisou o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão também destacou a importância do projeto ao reforçar que a parceria do poder público com a iniciativa privada traz “ganho ao meio ambiente e ao povo por se tratar de um empreendimento com infraestrutura limpa, desenvolvido de forma ágil”.

A cerimônia de assinatura do contrato preliminar para fornecimento de água de reuso ao Comperj contou ainda com as presenças dos secretários do Ambiente, Carlos Minc, e da Casa Civil, Régis Fichtner, e os prefeitos de Tanguá, Carlos Pereira, e de Itaboraí, Sérgio Soares.[www.cedae.rj.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira