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04/05/2011 - 09:46

TIM quadruplica lucro líquido para R$ 213,5 milhões no primeiro trimestre e acelera crescimento

Atingindo uma base de 52,8 milhões de clientes. Receita bruta total encerrou o período em R$ 5,4 bilhões, alta de 17,3% (ano a ano), em aceleração frente aos trimestres anteriores. Receita bruta de voz continua forte: crescimento de 16,3% ano a ano no tráfego móvel local (R$ 2,37 bilhões) e crescimento de 21% na longa distância (R$ 690 milhões), acelerando processo de substituição fixo-móvel em curso no país. Receita bruta de dados cresceu 32% (ano a ano) e atingiu R$ 640 milhões no trimestre; Infinity Web ultrapassa 1,3 milhão de usuários únicos/dia. Ebitda alcançou R$ 1,03 bilhão, alta de 9% ano a ano, e EBIT, R$ 350 milhões, o dobro ano a ano (109%). Adições líquidas no trimestre totalizaram 1,8 milhão de clientes, um aumento de 45% se comparado com o primeiro trimestre de 2010, e empresa encerrou o trimestre com 25,1% de market share, um ganho de 1,5 ponto percentual ano a ano. MOU atingiu 126 minutos neste trimestre, alta de 26,7% (ano a ano), com fortalecimento da “comunidade TIM” por meio das ofertas Infinity e Liberty.Lucro líquido totalizou R$ 213,5 milhões contra R$ 54,6 milhões no primeiro trimestre de 2010, um crescimento de 291% (ano a ano) e fluxo de caixa operacional (Ebitda menos Capex) alcança R$ 736 milhões, avanço de 186% ano a ano

A TIM encerrou o primeiro trimestre de 2011 crescendo de forma consistente em volume e rentabilidade, em continuidade ao que vem ocorrendo desde os trimestres anteriores. O lucro líquido apresentou forte aceleração e totalizou R$ 213,5 milhões, contra R$ 54,6 milhões no primeiro trimestre de 2010, um crescimento de 291%. O trimestre foi caracterizado por aceleração da receita bruta total: crescimento de 17,3% ano a ano, e 15% em receita de serviços. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 1,03 bilhão no último trimestre, alta de 9% na comparação ano a ano. O EBIT (lucro antes de juros e impostos) dobrou ano a ano e atingiu R$ 350 milhões. O fluxo de caixa operacional (EBITDA menos Capex) fechou o trimestre em R$ 736 milhões, crescimento de 186% ano a ano.

O trimestre foi marcado por um vigoroso crescimento comercial, que resultou em um total de 52,8 milhões de linhas, número 24,7% superior ao mesmo período do ano anterior. Esse número dá à TIM 25,1% de participação de mercado (segundo dados da Anatel referentes a março). As adições líquidas no trimestre chegaram a 1,8 milhão de linhas, 45% a mais que o primeiro trimestre de 2010.

“Este foi o melhor primeiro trimestre registrado em toda a história da TIM Brasil. Começamos o ano mantendo a evolução nos indicadores operacionais e financeiros, conquistada em 2010, mesmo num período em que houve uma retomada da competição no segmento. Ou seja, a receita crescendo forte em dois dígitos, dobrando o EBIT e quadruplicando o lucro líquido. A TIM, portanto, se firma cada vez mais como a segunda operadora móvel em valor no país. No primeiro trimestre do ano, quadruplicamos as vendas de smartphones (900 mil unidades), fundamentais para crescer a penetração no segmento de dados, e sem subsídio. Isto mostra nossa capacidade de combinar negócio com criação de valor aos acionistas", afirma Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

A evolução consistente dos indicadores nos últimos trimestres demonstra que a estratégia comercial adotada pela TIM está no rumo certo. A receita bruta foi de R$ 5,4 bilhões, alta de 17,3%, e a receita líquida total no 1º trimestre foi de R$ 3,8 bilhões, alta de 13,8% em relação ao mesmo período de 2010. A receita líquida de serviços fechou o trimestre em R$ 3,46 bilhões, crescimento de 9% (ano a ano).

Evolução dos principais indicadores:

Atividade comercial- Uma das razões para esse bom desempenho foi a continuidade da adesão aos planos Liberty e Infinity, que representam 85% da base da TIM. A base pré-paga manteve o ritmo forte e cresceu 26,3% ano a ano, totalizando 45 milhões de usuários. O segmento pós-pago fechou o trimestre com 7,7 milhões de usuários, também com crescimento acelerado, de 16,4% ano a ano. Como reflexo do estímulo à utilização dos serviços de voz, motivado pelo conceito inovador de tarifação por chamada e a inclusão da chamada longa distância ao preço de local, o MOU (Minutos por Usuário) atingiu 126 minutos neste trimestre, alta de 26,7% (ano a ano). O resultado demonstra a consagração do conceito inovador de “comunidade” TIM.

Apesar da velocidade de crescimento registrada no trimestre, a TIM mantém sua política de controle estrito de custos. O SAC (Custo de Aquisição por Cliente) caiu para R$ 36, queda de 51% se comparado com o mesmo trimestre do ano anterior, tendo como um dos fatores a política de oferta de benefícios em serviços e não mais em subsídio de aparelhos. Também a inadimplência continua em queda, totalizando R$ 42 milhões no período, número 55% inferior em relação ao primeiro trimestre de 2010 e 0,8% da receita bruta total (o menor patamar na historia da TIM).

Outro destaque no período foi a performance do Infinity Web, que fechou o trimestre acima de 1,3 milhão de usuários únicos/dia, crescimento cinco vezes maior se comparado com o período antes do lançamento em agosto de 2010, impulsionado ainda pelo aquecimento das vendas de smart e webphones, que já representam 40% do total das vendas de aparelhos (versus 16% no primeiro trimestre de 2010). Lançado no segundo semestre do ano passado, o plano oferece internet móvel ilimitada a R$ 0,50 por dia para os clientes do plano Infinity Pré. A receita bruta de dados representa 13% da receita de serviços e atingiu R$ 640 milhões no trimestre, alta de 32% (ano a ano).

"A TIM, como única operadora 100% móvel, já vem mostrando ser a única capaz de acelerar a substituição fixo-móvel na voz. Agora, estamos mostrando ao mercado a nossa capacidade de entrar forte no segmento de dados. Por isto, vamos acelerar mais a venda do smartphone e sua penetração na nossa base, porque queremos realizar, até o fim do ano, o que o mundo levou, em média, cinco anos para fazer. Até o final de 2011, a penetração de smartphones na nossa base de usuários passará a 18%, tendo partido de 8% em setembro de 2010, quando a TIM lançou seus novos planos de dados, Infinity e Liberty Web”, declara Luciani.

Intelig - O primeiro trimestre de 2011 foi marcado pela aceleração do crescimento da receita bruta fixa da operação para R$ 363 milhões, alta de 35% quando comparada a 2010. “Depois de um ano da aquisição da Intelig, nós podemos afirmar que nossas expectativas foram superadas, por três motivos principais: fizemos a integração dos ativos da Intelig e da TIM em poucas semanas, assumimos a liderança no mercado de longa distância nacional, alavancando nosso código 41, e, finalmente, aceleramos a receita da própria Intelig no mercado fixo, com crescimento sólido de dois dígitos, mostrando que existe possibilidade de voltar a ser competitivo, mesmo diante de um mercado com competidores integrados fixo-móvel”, conclui Luciani.

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