Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2011 - 09:55

Petrobras lança novo portal global para integrar 29 países

O novo portal foi desenvolvido sobre o Lumis Portal e traz à companhia novas ferramentas que facilitam a comunicação da empresa em todo o planeta.

No momento em que se tornou a terceira maior empresa de energia do mundo, a Petrobras viu crescer a importância de ações de comunicação de alcance global. Para atingir esse objetivo, a companhia coloca no ar uma nova versão do seu portal corporativo global [www.petrobras.com] que foi totalmente desenvolvido sobre a plataforma Lumis, empresa nacional especializada em soluções para o desenvolvimento e a gestão de portais web.

O novo portal abriga informações dos 29 países onde a empresa está presente. Algumas das principais funções oferecidas pelo Lumis Portal são a facilidade e agilidade na atualização do conteúdo, que pode ser realizada de forma descentralizada por profissionais Petrobras do mundo todo.

Outro destaque é a funcionalidade multilíngue que permite a navegação por todas as áreas do portal no idioma de preferência do visitante - português, inglês e espanhol -, indo além da simples apresentação de uma versão do mesmo conteúdo em diferentes línguas. Segundo Roberto Pereira, responsável técnico pelas ações digitais da Gerência de Multimeios, a arquitetura de informação do portal é orientada ao idioma do visitante: “A estrutura do site de cada país varia em função do idioma do visitante. Por exemplo, se você optou por explorar o site em inglês, a sua visão do site do Chile será diferente de uma pessoa navegando em espanhol”.

Segundo ele, a flexibilidade e facilidade de operação oferecida pela plataforma Lumis Portal também são fatores que impulsionaram fortemente o sucesso do novo portal já que há um site específico para cada um dos países, mesclando conteúdos gerais e específicos atualizados por equipes locais. “Com a nova arquitetura, o Petrobras.com passou a ser de fato um portal, incorporando os diversos sites regionais, com gestão central simplificada”. Ele lembra que um dos grandes diferenciais da plataforma Lumis Portal está no fato de a empresa ser nacional e ter um nível técnico de suporte muito próximo. “Essa proximidade, além do fato da empresa oferecer serviços juntamente com a plataforma, foi muito importante para o sucesso do projeto. Além disso, a flexibilidade da ferramenta foi o que nos permitiu colocar a tecnologia a serviço da nossa estratégia de comunicação e não ao contrário”, afirma o consultor.

A agência de comunicação conduziu toda a fase de criação e design sem preocupação com restrições técnicas. “Demos total liberdade à agência. Eles nem sabiam qual ferramenta seria usada posteriormente”, destaca Pereira, lembrando que o Lumis permitiu a implementação na íntegra de tudo que foi proposto, agilizando o processo. O projeto de desenvolvimento durou apenas quatro meses, a partir do momento em que foi finalizado o wireframe até sua versão final.

Integração com redes sociais - O novo portal da Petrobras trouxe ainda uma forte integração com as principais redes sociais. Ele permite que visitantes postem links para os conteúdos do site em seus perfis nas redes sociais e também que os jornalistas publiquem no perfil da empresa de forma sincronizada com a entrada no ar de novos conteúdos e matérias no portal. Além disso, o portal incorpora recursos de SEO (Search Engine Optimization) de forma extensiva. “Conseguimos, inclusive, captar a navegação dos usuários dentro dos flashes, sem perda de desempenho em SEO e registrando os detalhes da navegação para nossas estatísticas”, explica Pereira.

A interatividade do portal continua com o espaço Magazine, uma espécie de blog interno que utiliza tags para permitir a navegação por assuntos dos conteúdos, entre diferentes edições da revista.

Todas as funcionalidades e recursos do novo portal foram desenvolvidos com o foco de apresentar o novo posicionamento da companhia: uma empresa mais aberta e próxima do consumidor final.

E para o lançamento do novo portal, a Petrobras organizou uma ação colaborativa pela internet para incentivar a produção de fotos com o tema "Energia que Move o Mundo" em parceria com o site Lomography - a maior comunidade online de fãs de fotografia experimental. Após um período de cadastro e análise das fotos postadas, a Petrobras inicia uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro com as melhores fotos. As 30 melhores serão publicadas no novo site global da Petrobras e estarão integradas na presença digital da empresa na internet.

Perfil-A Petrobras é uma empresa integrada de energia, de origem brasileira e presente em 29 países, que atua nos segmentos de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A Companhia ocupa o terceiro lugar entre empresas de energia no ranking da consultoria PFC Energy 50, e se destaca pela atuação social e ambientalmente responsável. Participa, pelo quinto ano consecutivo, do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Perfil-A Lumis [www.lumis.com.br] é pioneira no mercado de plataformas de Portal, Gestão de Conteúdo e Colaboração. Com expertise em portais de internet, com cenários transacionais de alto desempenho, os produtos e serviços oferecidos pela empresa auxiliam seus clientes na criação e gestão de suas iniciativas de portal, maximizando o retorno dos investimentos em web.

A Lumis se destaca como maior fornecedora nacional de software para portais do Brasil e o 3º maior player do segmento em todo país, segundo relatório do IDC. Também foi contemplada com o prêmio de “Empresa Destaque” do mercado de portais, concedido pelo Intranet Portal. Atualmente, a Lumis possui mais de 80 clientes de grande porte, que utilizam seus produtos em portais críticos para o negócio. Entre eles: Oi, SulAmérica, Petrobras, Grupo Pão de Açúcar, Rede Record, Icatu Hartford, Grupo VR, Ministério da Justiça e Grupo Suzano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira