Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2011 - 10:23

Biotropic cresce no competitivo mercado de cosméticos e produtos infantis


Empresa desenvolve forte estratégia com licenciamento de personagens para linhas com foco em bebês, crianças e adolescentes. Produtos licenciados representam 68% da produção da Biotropic Cosmética.Marcas próprias Tut Hair e Phytonatural receberão investimentos em 2011. Biotropic estreia na feira da APAS.

Fundada em 2005, a Biotropic Cosmética é uma empresa nacional no segmento de higiene e beleza, localizada na Grande Vitória (ES), com representantes em todas as regiões brasileiras. A empresa surgiu a partir de um projeto do casal Marconi Arruda Leal e Waleska Zanelato, após uma análise detalhada do potencial do mercado de cosméticos e produtos de beleza no Brasil, que está entre os três principais consumidores no mundo. E, nos últimos anos, o sonho de dois empreendedores capixabas transformou-se em realidade, apresentando índices de crescimento surpreendentes e se transformando num case de sucesso nacional.

A Biotropic Cosmética encerrou 2010 com 76% de crescimento em vendas ante 2009, cerca de 300 colaboradores, portfólio com mais de 170 itens, entre avulsos e kits. Este percentual de desempenho foi possível com a ampliação da fábrica, a implantação de dois turnos de trabalho e a instalação de uma área só para produção dos kits presenteáveis que repercutiu no aumento da produtividade.

A empresa se diferencia por adotar o licenciamento de personagens do universo infantil e teen como estratégia de mercado, que vem garantindo uma grande penetração na categoria de cosméticos infantis e o reconhecimento nacional por suas embalagens criativas, que chamam a atenção pelo design e cores vibrantes. Atualmente, o portfólio da empresa conta com Barbie, Hot Wheels, Backyardigans, Bob Esponja e Shrek. Em 2011, essa lista será ampliada, com a entrada de Carros 2, Pooh, Spider Man, Barbie Teens, Polly e Pica-pau. “Lançaremos uma linha baby com o personagem do ursinho Pooh, com formulações hipoalergênicas, além de oftalmo e dermatologicamente testadas, com toda a segurança que as mães buscam para os bebês”, destaca Marconi.

Definição da estratégia para o crescimento: “Quando iniciamos a empresa, o primeiro passo foi a aquisição de um parque industrial na cidade de Serra (ES) onde, hoje, localizam-se o Centro Técnico da Biotropic e as linhas de produção. Uma consultoria nos sugeriu esse nicho de mercado de licenciamento. Por se tratar de uma empresa nova e com uma área fabril com grande capacidade de produção para a época, optamos por esse modelo de negócio. Mantemos ainda nossa atuação no segmento de produtos para cabelos e higiene pessoal para adultos, com as marcas próprias Tut Hair e Phytonatural”, explica Marconi Arruda Leal, diretor da Biotropic Cosmética. O primeiro personagem licenciado foi Barbie, na linha infantil. Hoje, os produtos licenciados representam 68% da produção.

Os investimentos não param. Em andamento, a Biotropic tem outros projetos para a aplicação de licenças voltadas ao público jovem e adulto. Dos planos para 2011, destaque para a reorganização dos processos internos; renovação das embalagens e identidade visual das linhas adultas, em especial, a marca Tut Hair. “Também programamos mais investimentos no ponto-de-venda, com ações de marketing focadas no consumidor final e nos clientes. O mercado de beleza no Brasil é muito dinâmico e, para nos mantermos nele, precisamos ser ágeis e plugados nas tendências internacionais”, explica Marconi.

Outro ponto forte da estratégia adotada pela Biotropic Cosmética é a ampliação da participação em feira de negócios, como a Beauty Fair, em São Paulo, a Fegobel (Feira de Beleza em Goiás), a Londrina Beauty, Cosmética Bahia, Amazon Beauty, Feira de Negócios do Maranhão. Em 2011, a empresa faz sua estreia na APAS - Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que acontece na capital paulista entre os dias 9 e 12 de maio, no Expo Center Norte, com o objetivo de aumentar a penetração dos produtos nesse canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira