Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2011 - 11:23

Falta de gestão de contratos atrapalha terceirização

Não é nenhuma novidade que duas das principais motivações para terceirizar processos dentro de uma empresa são a redução de custo e o ganho de competitividade ainda podemos dizer que, infelizmente, o primeiro fator é o mais forte no momento da decisão. Mas, quando estes serviços são aplicados e não funcionam, muitas vezes o problema não está com a empresa contratada, mas sim devido a ausência de uma gestão de contratos por parte da contratante e da contratada. Sem uma gestão eficaz do contrato não tem como haver sucesso no processo de outsourcing.

Este foi um dos temas debatidos na 14ª edição do “2011 Outsourcing World Summit”, realizado no final de fevereiro nos Estados Unidos e organizado pelo IAOP (International Association of Outsourcing Professionals). Ravi Srinivasan, candidato a doutor da Michigan State University (Universidade do Estado de Michigan), apresentou dados de sua pesquisa sobre outsourcing, que contou com a participação de mais de 90 entrevistados que estão engajados com algum tipo de processo de terceirização, como BPO (Business Process Outsourcing) – 52%, outsourcing em Tecnologia da Informação (TI) – 36%, dentre outros.

Como maior fornecedora de serviços de terceirização no mundo, a Índia (52%) tem como principal concorrente os Estados Unidos (31%), seguido da China (5%) e dos restantes dos países, que compõem 12% deste mercado (Canadá, Colômbia, Filipinas, Arábia Saudita e Reino Unido).

O Brasil, pelo que podemos notar, não se enquadra ainda em nenhuma dos dois índices desta pesquisa, mas sabemos que isso é por pouco tempo. A crescente procura por processos terceirizados aqui no país – desde BPO de back office até de TI – já chama a atenção de diversas empresas nacionais e internacionais, que buscam novos mercados.

Perguntados sobre alguns pontos dos projetos de terceirização aplicados nas respectivas empresas, 56% dos entrevistados disseram estar satisfeitos em relação ao cronograma e 54% satisfeitos em relação ao custo.

A pesquisa também abordou temas em relação à cooperação de ambos os lados, compartilhamento de metas comuns, a relação de compromisso, dentre outros pontos.

Não temos como não concordar com Srinivasan quando ele resume, perfeitamente, as questões que abrangem o sucesso do outsourcing: comprometimento com o fornecedor; metas desenvolver a compreensão compartilhada; resolver as divergências rapidamente; ser justo com o seu fornecedor; dentre outros. Isso pode ser aplicado em qualquer parte do mundo. Se seguirmos estes pontos cruciais, a parceria entre empresa de terceirização e contratante terá o melhor resultado possível.

Por: Geuma Campos Nascimento e Vagner Jaime Rodrigues, mestres em contabilidade, sócios da Trevisan Outsourcing e professores da Trevisan Escola de Negócios. |E-mails: [email protected] e [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira