Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Fundação Bunge focada no incentivo à excelência educacional

Os programas de voluntariado corporativos da Fundação Bunge visam estimular a transformação de realidades e também envolver seus funcionários em torno de uma cultura de cidadania. Na Fundação Bunge, o programa Comunidade Educativa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino das escolas públicas e de unir seus funcionários em torno dessas ações. A proposta é que empresa e voluntários, em parceria com a escola e a comunidade, discutam e proponham ações que viabilizem o fortalecimento do interesse dos alunos pelo aprendizado, diminuam a evasão escolar e aproximem a família da escola. Além dos bons resultados obtidos nas escolas e nas comunidades, foi possível notar também mudanças, tanto profissionais como pessoais, entre os funcionários/voluntários, como melhor capacidade de liderança, planejamento e comunicação, flexibilidade frente a situações inusitadas, administração do tempo, criatividade e afetividade, entre os funcionários/voluntários.

Hoje, cerca de 85% dos projetos sociais corporativos são direcionados para a educação. A Fundação Bunge escolheu trabalhar com esta área por acreditar que só por meio da educação é que conseguiremos a transformação humana, social e econômica que tanto defendemos. No entanto, para a Fundação Bunge, o universo educacional é muito maior do que simplesmente sala de aula, giz, professor e aluno. Educar é um processo mais abrangente e aberto que envolve também a comunidade. Desta forma, o principal objetivo da Fundação Bunge é se tornar parceira da escola, garantir a troca de expertise e ferramentas educacionais entre os professores, trabalhando em projetos que visem o fortalecimento do interesse dos alunos pelo aprendizado e que aproxime a família da escola.

Desde 2003, a entidade realiza o ReciCriar – a pedagogia do possível, série de palestras e oficinas pedagógicas, gratuitas, que permitem a troca de experiências entre educadores da rede pública, incentivam o professor a ser o protagonista no processo educacional, apontando novos caminhos para os desafios da educação, além de promover a reciclagem do educador.

Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial– Cada vez mais as empresas percebem a importância da memória empresarial. Nos últimos anos diversas empresas e instituições têm constituído centros de memória e documentação. Mais do que guardar documentos, fotografias, publicações, protótipos de produtos e depoimentos de antigos funcionários, a função desses espaços é dar suporte aos demais setores das empresas. São ferramentas estratégicas da gestão dos negócios. É em um centro de memória, por exemplo, que um executivo pode acessar com agilidade dados sobre o conhecimento que sua instituição já produziu, verificar suas estratégias passadas e assim, planejar os passos futuros. A Fundação Bunge possui desde 1994, o Centro de Memória Bunge, que tem como objetivo resgatar, tratar e colocar à disposição do público a história da indústria brasileira, dos costumes, da evolução do design, do marketing e da propaganda e do agronegócio. Seu acervo é composto por mais de 600 mil imagens, cerca de 130 mil metros lineares de documentos e 100 horas de depoimentos de antigos funcionários, além de 3 mil peças audiovisuais. Ele também promove cursos e exposições gratuitas e recebe visitas de empresas interessadas em implantar seus centros de memória.

A Fundação Bunge também incentiva à excelência por meio dos Prêmios Professores do Brasil e Fundação Bunge. O Prêmio Professores do Brasil, nasceu da união e dois importantes prêmios: o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, da Fundação Bunge, voltado a educadores do ensino fundamental e o Prêmio Qualidade da Educação Infantil, da Fundação Orsa, destinado a professores da educação infantil. A premiação, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de educadores da rede pública que desenvolvam em sala de aula atividades que contribuam para a qualidade do ensino no País. O prêmio contempla 20 educadores de diversas regiões do Brasil, sendo 10 da educação fundamental e 10 do ensino infantil.

Já o Prêmio Fundação Bunge é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual por reconhecer o trabalho de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. Anualmente são contemplados profissionais de até seis diferentes ramos. Um deles, pertence a uma das grandes áreas do conhecimento humano que se revezam: Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes. Este ano, os ramos de premiação são: Tecnologia de Alimentos, na área de Ciências Agrárias e Museologia, em Artes.

A Fundação Bunge - Criada em 1955, a Fundação Bunge, braço social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível. “ Responsabilidade Social: Investimos porque acreditamos” .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira