Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2011 - 09:32

Brasileiros se preocupam com a vulnerabilidade em ambientes públicos, revela estudo da Unisys

Resultados apontam que população não se sente segura nos transportes coletivos, aeroportos e eventos esportivos; Fraudes bancárias também são alvo de preocupação dos entrevistados.

A grande maioria dos brasileiros entrevistados para o Índice de Segurança Unisys disse que está seriamente preoc upada com sua segurança em locais públicos, um alerta para o País que se prepara para a realização da Copa do Mundo e Olimpíadas em 2014 e 2016, respectivamente.

O Índice de Segurança Unisys, um estudo semestral que levanta as preocupações das pessoas com relação à segurança em todo o mundo, constatou que 77% dos brasileiros entrevistados citaram como sua maior preocupação a vulnerabilidade nos transportes públicos. Em segundo lugar, 69% dos brasileiros disseram ter receio de atitudes mal-intencionadas em aeroportos e da falta de segurança em grandes encontros ou eventos esportivos.

O levantamento também apontou grande preocupação com as fraudes bancárias. De acordo com a pesquisa Unisys, 85% dos brasileiros consultados afirmaram que estão extremamente preocupados com a possibilidade de alguém ter acesso às suas informações ou utilizar seus cartões de crédito e débito.

No cenário financeiro, mais da metade dos brasileiros entrevistados (57%) disseram ter grande receio de não conseguir cumprir seus compromissos, como pagar empréstimos, contas e cartões de crédito.

O Índice de Segurança Unisys é dividido em quatro principais áreas - segurança nacional, segurança financeira, segurança na internet e segurança pessoal - e os índices são registrados numa escala de 1 a 300 pontos. Das quatro áreas que compõem o Índice, a preocupação com a segurança nacional foi a mais alta no Brasil, com 199 pontos, seguida da segurança financeira e pessoal, que alcançaram 184 pontos cada, representando também uma grande preocupação dos entrevistados. Segurança na internet registrou 155 pontos, o que mo stra preocupação moderada dos consultados em relação ao tema.

Na média das quatro áreas, o Índice de Segurança no Brasil está em 180 pontos, apresentando leve queda de 5 pontos em relação ao estudo anterior, publicado no segundo semestre de 2010, quando o índice brasileiro registrou 185 pontos. "Apesar deste decréscimo de 5 pontos no total do Índice de Segurança Unisys no Brasil, não podemos dizer que os brasileiros estão menos preocupados com segurança do que no ano passado, uma vez que a diferença é muito pequena", afirma André Vilela, diretor de Programas Estratégicos da Unisys para a A mérica Latina. "O estudo demonstrou que a preocupação com a segurança em espaços públicos é muito significativa, o que evidencia que este é um tema que deve ser colocado no topo do debate público. Os resultados também mostram a preocupação da opinião pública sobre como o País caminha para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2014 e 2016", completa Vilela.

A pontuação total do Brasil no Índice de Segurança Unisys é a segunda maior dos 12 países inclusos na pesquisa, empatando com o México. A Colômbia lidera a lista dos países com os mais altos níveis de preocupação da população.

Internet banking- Sobre segurança na internet, 60% dos brasileiros consultados disseram ter receio de vírus no computador e 54% afirmaram que se preocupam muito com a segurança dos serviços de internet banking e dos sites de compras online. Apenas 22% dos entrevistados disseram que acessam suas contas bancárias por meio dos sites dos bancos e um número ainda menor (9%) afirmaram que utilizam os serviços bancários online em seus celulares.

Além disso, 34% dos entrevistados disseram que trocariam de banco, caso o concorrente oferecesse transações mais fáceis e seguras.

No Brasil, 1.509 pessoas entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C nas cidades da Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador foram entrevistadas por telefone entre os dias 2 e 28 de fevereiro de 2011.

O Índice de Segurança Unisys é um estudo semestral realizado em todo o mundo, que oferece percepções de consumidores em relação a uma série de problemas relacionados à segurança. O Lieberman Research Group realizou a pesquisa na América Latina, Europa e Estados Unidos. A Newspoll executou o levantamento na região da Ásia-Pacifico. Nesta última edição, 11.603 pessoas em doze países participaram: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, México, Nova Zelândia e Reino Unido. O estudo mede as percepções do consumidor numa escala de 0 a 300, sendo que 300 representa o nível mais elevado no índice de preocupação. [ www.unisyssecurityindex.com].

Perfil-A Unisys é uma empresa mundial de tecnologia da informação. A empresa oferece um portfólio de serviços TI, software e tecnologia que resolvem problemas críticos para os clientes. A Unisys é especializada em ajudar os clientes a proteger suas operações, aumentar a eficiência e a utilização dos seus data centers, melhorar o atendimento aos seus usuários finais e funcionários, e modernizar seus aplicativos corporativos. Para oferecer esses serviços e essas soluções, a Unisys reúne ofertas e recursos em serviços de outsourcing, serviços de integração de sistemas e consultoria, serviços de infraestrutura, serviços de manutenção e tecnologia de servidores de grande porte. Com aproximadamente 23.000 colaboradores, a Unisys atende a organizações comerciais e órgãos públicos em todo o mundo. [www.unisys.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira