Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2011 - 09:32

Náuseas e enjôos podem ser sinais de alerta para outras doenças

Especialista explica que esses sintomas precisam de atenção.

São Paulo – Quando se pensa em enjôos ou náuseas, uma série de possibilidades surgem associadas: do mal estar típico das gestações, labirintite (distúrbio no equilíbrio e audição), vertigem (sensação de desequilíbrio corporal) a casos de virose e intoxicação alimentar. No entanto, é importante ressaltar que a ocorrência frequente de náuseas e enjoos - que são termos que têm o mesmo significado - podem ser indícios de que algo não está bem no organismo.

De acordo com o otorrinolaringologista professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dr. Fernando Ganança, quem sofre de labirintite, por exemplo, tem maior predisposição a ter enjôos. “Se a pessoa já tem tendência para a labirintite é possível notar o aparecimento de náuseas, tontura e zumbido, entre outras formas de mal estar. Isto acontece quando há algum distúrbio do movimento” explica Ganança.

No entanto, o especialista chama atenção para a importância de procurar acompanhamento médico aos primeiros sinais de enjôo. “Não é normal sentir náusea. Esse sintoma ocorre quando o organismo está com algum problema”, ressalta o médico.

Além disso, a necessidade de buscar um diagnóstico especializado para identificar a origem do problema não deve ser descartada. “Em algumas situações, as náuseas, tonturas e enjoos podem estar relacionados a problemas de estômago, intestino e até mesmo ao sistema neurológico. É importante buscar orientação médica e entender os motivos que desencadeiam o mal estar”, aponta Ganança.

Um dos medicamentos mais indicados para tratar náuseas é a substância à base de dimenidrinato, um antihistamínico com ação anticolinérgica central, que atua na regulação do sistema vestibular – responsável pelo equilíbrio – e na inibição do centro regulador do vômito, ativando as enzimas do fígado que, por sua vez, inibem a formação de substâncias tóxicas provenientes do metabolismo de proteínas. Além disso, essa substância é segura para as gestantes e crianças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira