Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2011 - 09:45

Desafios do sistema financeiro nacional


O que falta para colher os benefícios da estabilidade conquistada.

Chega às livrarias, nos formatos impresso e e-book, o livro “Desafios do Sistema Financeiro Nacional” (Editora Campus/Elsevier), pautado nas visões independentes de seus autores e tratando de temas relacionados ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A obra, composta por dez capítulos, entre eles oito escritos por servidores do Banco Central do Brasil, com prefácio de Míriam Leitão, e organizada por Alessandra von Borowski Dodl e José Renato Nunes Barros, é uma crítica à opção de gestão do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e um convite à reflexão com o objetivo de estimular o debate por órgãos reguladores, players, governo e sociedade sobre o papel mais amplo que o SFN deve cumprir na economia.

O livro incita a discussão dos problemas decorrentes da permanência prolongada e obsessiva da ênfase à causa única da estabilidade (monetária e financeira), “hábito” adquirido em momentos históricos condizentes com tal atitude, mas que vem se perpetuando na “memória institucional” e, assim, autorrealimentado-se, que dificulta ou impede a inovação e a maior competição no SFN, abrindo espaço, paradoxalmente, a recorrentes ciclos de ameaça à própria estabilidade conquistada.

A política de "enfoque único" fragiliza o desenvolvimento financeiro no Brasil. “Desafios do Sistema Financeiro Nacional” questiona a gestão da estabilidade financeira, conquistada a partir do cenário de estabilidade monetária. A ideia central do livro é chamar a atenção para o fato de que existem outras variáveis que compõem o espectro do desenvolvimento financeiro. Por isso, propõe uma visão que considere questões-chave, como informação, tecnologia, coordenação e estratégia, para conduzir nosso sistema financeiro a um novo estágio de desenvolvimento que assegure a estabilidade por meio da eficiência, propiciando ganhos mais amplos e permanentes para a sociedade.

A oportunidade de seu lançamento tem motivação na emergência do redesenho legal-regulatório da estrutura e do funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, determinado pelo artigo 192 da Constituição Federal de 1988, e na relevância que representa a construção de um setor financeiro moderno e socialmente mais efetivo, para um governo que se inicia e um parlamento que se renova.

Autores-José Barros é engenheiro pela UFRJ, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Finanças pela UFF. Foi gerente e consultor de empresas privadas e gestor de negócios de tecnologia da informação.

Alessandra Dodl é mestra em Desenvolvimento Econômico e bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR. A autora foi gerente substituta do Projeto Inclusão Financeira do Banco Central do Brasil e também cochair do Brasil no subgrupo “Acesso através da Inovação”, do Grupo de Especialistas em Inclusão Financeira do G-20.

.[Editora Campus/Elsevier | Categoria: Educação/Referência – Sociedade e Política – Economia | Formato: 16x23 cm 256 Páginas | Preço: R$ 63,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira