Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2011 - 10:00

Organização premia estudantes de escola pública e lança concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor” para alunos da rede pública

A Estácio de Sá, universidade oficial do festival, também presenteará os 2.250 vencedores do concurso, que serão anunciados no dia 15 de agosto, com cursos livres nas áreas de Informática, Gestão, Comunicação, Moda, entre outros.

Rio de Janeiro– O Rock in Rio já começou para os alunos da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, durante coletiva de imprensa, a organização do Rock in Rio lançou o concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor” na Escola Municipal Euclides de Figueiredo, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Durante o evento, os estudantes presentes tiveram algumas surpresas. Além do show da banda mineira Jota Quest, no pátio da escola, os alunos de melhor desempenho das turmas (municipais e do estado) foram presenteados com um ingresso duplo para o dia 30 de setembro, data em que se apresentarão Shakira, Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Marcelo D2 e Jota Quest. Também houve sorteio de bilhetes entre os cerca de 300 alunos presentes. Ao todo, foram distribuídos 50 ingressos duplos (100 no total).

“Hoje, daremos o primeiro passo do projeto social do Rock in Rio 2011. Serão muitas ações, mas, uma, talvez a mais importante de todas, vai depender da iniciativa de vocês. Queremos construir com a ajuda de vocês um manifesto para um mundo melhor para toda a sociedade”, adiantou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio durante o evento.

O concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor” premiará os vídeos, fotos, músicas e poesias mais convincentes, contundentes, criativas e impactantes que abordem o tema: “um mundo melhor”. Os vencedores ganharão 2.250 ingressos duplos (ou seja, 4.500 ao todo) para o Rock in Rio 2011, e ainda, devido à parceria entre Estácio de Sá e Rock in Rio, a universidade dará mesma quantidade de bolsas para cursos livres nas áreas de Informática, Gestão, Comunicação e Moda, entre as dezenas de opções de cursos que fazem parte do portfólio da instituição. A data dos bilhetes será definida pela organização e informada junto com a divulgação dos vencedores, no dia 15 de agosto, no site oficial do Rock in Rio.

“É uma grande oportunidade para a Estácio participar deste evento, com um projeto tão importante voltado para a sustentabilidade. O Rock in Rio tem um olhar voltado para o mundo e a Estácio quer ser uma das maiores instituições mundiais de ensino,” disse Claudia Romano, diretora de parcerias estratégicas da Estácio, a universidade oficial do Rock in Rio.

A ideia do concurso é formar um “Manifesto Por Um Mundo Melhor” que reúna a visão de futuro desta geração de crianças e jovens que serão parte ativa do desenvolvimento da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo que pretende-se conhecer as suas expectativas e ambições, pretende-se também fazer com que percebam que cabe a cada um contribuir para a construção de um mundo melhor e que esta mudança começa individualmente.

“Fica aqui lançado o desafio. Acho que é uma grande responsabilidade porque vocês são o futuro deste e país. A ideia com este concurso é que vocês nos digam os caminhos dos próximos dez anos de projeto social Rock in Rio”, concluiu Roberta.

A seleção do material será feita mediante a avaliação de projetos submetidos pelos alunos das unidades escolares que conjuguem a criatividade e a consistência da mensagem pretendida.

“Colocar toda uma juventude para pensar num mundo melhor é simples, já que o que vocês mais têm é vontade de viver e de transformar o planeta. Então, é só colocar a cabeça para pensar, com muita alegria, e lembrar das questões mais importantes, na solidariedade, no respeito e na vontade de crescer na vida. Com criatividade, todos terão muito sucesso”, completou o subsecretário estadual do Transporte Antônio Neto, na tarde de hoje.

Já a coordenadora da Segunda CRE, Inês Brasuna, pediu aos alunos que coloquem a criatividade em funcionamento e façam muitas produções, pensando no que desejam para um mundo melhor e para realizar o sonho de cada um.

Para participar do concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor”, os interessados devem acessar o site oficial do Rock in Rio, fazer a inscrição e preencher o formulário do dia 05 de maio até 15 de julho de 2011. Serão aceitos cadastros individuais ou de grupos de até cinco alunos. O aluno que estiver cadastrado em um grupo não poderá participar de outro ou concorrer individualmente, estando sujeito a eliminação. Só serão aceitos poesias, fotos, músicas e vídeos originais criados na língua portuguesa.

No caso de vídeos, músicas e fotos, os documentos deverão estar publicados no Youtube, SoundCloud ou Flickr, respectivamente, e os links incluídos na ficha de inscrição. Os vídeos devem ter de um a dois minutos, no máximo. Já as músicas, de dois a três minutos e podem abranger qualquer estilo musical. Os poesias poderão ser inscritos diretamente na página do concurso cultural no site oficial do Rock in Rio.

O secretário municial de Turismo e presidente da RioTur, Antônio Pedro Figueira de Melo, lembrou a história do Rock in Rio durante o evento:

“O Rock in Rio trouxe milhares de turistas para o Brasil desde a primeira edição. O evento foi para Lisboa e Madri, levando o nome do Rio para todo o mundo ao lado de uma das marcas mais fortes do planeta,” declarou Antônio Pedro.

Perfil-O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.

O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor- Há dez anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira