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06/05/2011 - 10:00

Setor de pães industrializados obtém crescimento em 2010

Dados da Abima/Nielsen apontam ainda que no acumulado dos últimos cinco anos o segmento obteve uma alta de 45,6% no faturamento .

O brasileiro está comendo cada vez mais pães e bolos industrializados. É o que mostra a última pesquisa da Abima/Nielsen que avalia o desempenho do setor. O estudo aponta que em 2010 as vendas dos pães industrializados (pão de forma, integral, bisnaguinha, entre outros) aumentaram 5,8% frente ao ano anterior. O consumo per capita teve um incremento de 2,2% e o volume de produção da ordem de 4,7%.

O levantamento da Abima/Nielsen indicou que os bolos industrializados também estão mais presentes nas mesas da população brasileira. O consumo per capita deste tipo de produto foi 8,3% superior ao de 2010. O faturamento e o volume de produção também apresentaram alta de 7,7% e 7,2% respectivamente.

Vale destacar que no acumulado dos últimos cinco anos, as vendas de pães industriais cresceram 45,6% e as de bolo 26,9%.

De acordo com Cláudio Zanão, presidente da Abima (Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias, que também representa o setor de Pães e Bolos Industrializados), o cenário deverá ficar ainda melhor, pois há um grande potencial de crescimento a ser explorado.

“Segundo um estudo recente realizado pela consultoria internacional Kantar WorldPanel, verificamos que a região Sul do Brasil é a maior consumidora de pão industrializado. Podemos dizer que a indústria de pães e bolos tem condições de ampliar sua atuação, conquistando mais espaço nas outras regiões. Além disso, vimos com esta pesquisa que as pessoas que mais se interessam por este tipo de produto são aquelas que colocam a praticidade em primeiro lugar, estão abertas a experimentação e que têm pressa. Isto quer dizer que o brasileiro está cada vez mais sem tempo e, por isso, produtos nutritivos e que propiciem uma alimentação saudável e rápida têm tudo para ganhar espaço”, ressalta Zanão.

Evolução ano a ano do faturamento, volume, preço e consumo per capita.

Exportações-De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, a intensificação das relações comerciais internacionais, o aumento da renda e o crescimento da população mundial têm provocado um alto padrão de competitividade entre os países exportadores com grande potencial em produtos do agronegócio. E neste cenário, o Brasil tem se consolidado como exportador de diversos produtos, dentre eles, os pães e bolos industrializados.

Em 2010, as exportações brasileiras de pães e bolos registraram um crescimento de 52,3%, totalizando mais de U$ 17 milhões. Sendo que só os panetones foram os responsáveis por 41% deste montante, chegando a faturar mais de U$ 7,2 milhões. Os números fazem parte da pesquisa anual realizada pela Abima (Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados) em conjunto com a Nielsen. [www.abima.com.br].

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