Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2011 - 10:21

Profissional de Marketing

Nestes anos, a frente da coordenação de cursos de marketing, tenho recebido muitas perguntas sobre onde o profissional de marketing pode trabalhar. Estas são questões que diversas pessoas que tem interesse na área tem feito. Pois não encontram com esta denominação a oportunidade nas organizações, portanto cabe a nós profissionais de marketing utilizarmos nossas ferramentas de comunicação para apresentarmos onde e quais são as funções e cargos que podemos ocupar.

Costumo dizer que é só pensar em uma organização que não possui este profissional para saber da sua importância, pois todas as áreas necessitam deste profissional. Estamos a frente do planejamento, da operacionalização, da comunicação dos produtos e serviços e é claro de toda a organização.

Pensemos em um hospital? Um escritório de advocacia? A bolsa de valores? Vejam como pode parecer inusitado o profissional de marketing nestas áreas, mas é impossível pensarmos nestas áreas sem este profissional. O planejamento das ações, estas feitas em conjunto com os demais setores, como por exemplo, a logística que é imprescindível em um hospital, ok para isto temos o P da praça, não é isso? Sim, e nesta condição o nosso profissional de marketing tem plenas condições de acompanhar e auxiliar nas ações, justamente para que o cliente tenha suas necessidades atendidas.

E por falar em atendimento das necessidades, o benefício que o produto nos traz é o assunto, saber o que o nosso cliente deseja ou necessita é o nosso desafio. Akio Morita, o fundador da Sony, dizia que o cliente não sabia o que queria mas que eles, da Sony, é que sabiam. Ele tinha razão, o cliente quer benefício e as organizações é que devem desenvolver produtos ou serviços que atendam ao cliente. Portanto, esta também é a nossa função.

Como podem notar, qual o produto é objeto de desejo? Qual o preço certo? Qual o local mais conveniente? E como saber que o produto existe? Para isto, conhecer o cliente é a nossa tarefa básica. É o saber dos nossos profissionais de marketing que fazem das organizações, empresas de sucesso, produtos desejados e necessidades atendidas.

Por realizar os desejos e planejar o que é bonito e funcional, atender a nossa necessidade de forma simples, rápida e eficiente, comunicar de forma alegre, criativa e que por muitas vezes nos emociona, e por gostar de “gente” é que hoje comemoramos a sua existência. Profissional de marketing a você nosso muito obrigado, por deixar para todos a sua marca.

.Por: Carlos Frederico de Andrade, Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR, especialista em Administração - área de concentração Administração em Marketing pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná e Graduado em Ciências Econômicas - FESP PR. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Tecnologia em Marketing do Grupo Uninter.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira